São Paulo, janeiro de 2022 – Muitas pessoas possuem dietas restritivas hoje em dia, como a intolerância ao glúten, que leva à redução ou eliminação deste composto de proteínas da dieta. Levando isso em consideração, a Harald, marca líder em chocolates e coberturas no Brasil, desenvolveu uma receita de bolo duo de chocolate sem glúten, opção que é ideal para quem possui esse tipo de restrição e deseja ter uma opção deliciosa de sobremesa em sua dieta.
Perfeito para quem busca receitas sem glúten, chocolatudas e saborosas, o bolo conta com um recheio de duas ganaches bem aeradas de chocolate branco e meio amargo, além de nozes e canela. E como destaque, leva os deliciosos chocolates da linha Melken da marca. Experimente!
Tempo de preparo: 2 horas | Rendimento: 1 bolo de 2 kg (12 porções)
INGREDIENTES
Massa:
4 ovos (gemas e claras separadas)
1 xícara (chá) de margarina sem sal (180 g)
1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
200 g de fécula de batata
2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó 50% Melken (12 g)
½ colher (sopa) de fermento em pó (5 g)
Creme Branco:
300 g de Chocolate Branco Melken
100 g de creme de leite UHT
Creme escuro:
400 g de Chocolate Meio Amargo Melken
250 g de creme de leite UHT
Calda:
½ xícara (chá) de açúcar (80 g)
1 canela em pau
Montagem:
½ xícara (chá) de nozes picadas (50 g)
1 colher (sopa) de Açúcar Impalpável Confeiteiro
Técnicas da Receita:
MODO DE PREPARO
Massa:
- Bata as gemas, a margarina e o açúcar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada.
- Adicione a fécula, o chocolate em pó e o fermento peneirados, misture bem e acrescente delicadamente as claras batidas em neve, para não perder a aeração.
- Despeje a massa em uma forma redonda (19 cm de diâmetro) untada e forrada com papel-manteiga.
- Asse em forno preaquecido (180 °C) por cerca de 30 minutos ou até que, ao espetar um palito, este saia limpo e seco. Desenforme ainda morno.
Cremes:
- Aqueça o chocolate branco junto com o creme de leite no micro-ondas em potência média, misturando de 30 em 30 segundos, até formar um creme brilhante. Repita o processo com o chocolate meio amargo.
- Leve os cremes à geladeira por cerca de 3 horas até ficarem gelados e firmes.
Calda:
- Em uma panela, ferva 200 ml de água, o açúcar e a canela por cerca de 1 minuto. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Montagem:
- Reserve cerca de 1 xícara (chá) do creme escuro (250g) para cobrir o bolo.
- Bata na batedeira em velocidade máxima os dois cremes separadamente, até ficarem leves e aerados, e passe cada um para um saco de confeitar com bico perlê.
- Corte o bolo na horizontal formando 3 discos. Coloque o primeiro disco em um prato para bolo e umedeça com a calda. Faça pitangas com a ganache escura sobre ele e cubra com outro disco de bolo.
- Repita o processo, dessa vez com a ganache branca, e espalhe as nozes picadas. Coloque o último disco de bolo e umedeça-o com a calda.
- Cubra o bolo com a ganache escura reservada (se necessário, aqueça-a por alguns instantes no micro-ondas para ganhar consistência própria para espatular).
- Finalize com o açúcar impalpável e nozes inteira.
Conheça a Harald:
Líder no mercado de coberturas, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash & carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, Inovare, Top, Confeiteiro, Raspar & Cobrir e Friese. Fundada em 1982 em São Paulo, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Fuji Oil, gigante japonesa de atuação global. @haraldchocolates