I Encontro de Viveirista de Cacau do Brasil

A produção de mudas é atividade antiga que assegura qualidade e contribui para o sucesso de uma implantação agrícola. São inúmeras as culturas que necessitam diretamente do cultivo de mudas, como o café, citros, frutíferas como a goiaba, manga, abacate, entre outras. Dentre estas o cacau no estado da Bahia merece destaque. Atualmente são poucos os viveiros registrados e com alta capacidade de produção, isso tem dificultado a tomada de decisão por parte de grandes investidores que sempre esbarram na produção de mudas em larga escala ou na baixa oferta de cultivares validados.

?O objetivo desse encontro é promover a discussão técnica sobre o estado da arte da produção de mudas de cacau na Bahia, mas trazendo um olhar nacional, fomentando a discussão qualificada sobre o uso de protocolos validados sobre os diferentes tipos de produção, as principais cultivares produzidas e sobre a logística de produção no estado. Também serão abordados temas relacionados à legislação e regulamentação. O evento tem como perspectiva a organização do segmento de viveiristas que apoiem a formatação de uma associação de produtores de mudas de cacau, no intuito de promover o desenvolvimento da cadeia e facilitar a transferência de tecnologia.

O evento será financiado pela ação CocoaAction Brasil, Projeto Cacau 2030 e realizado em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-BA) e Centro de Inovação do Cacau (CIC). O evento será realizado no Centro de Pesquisas do Cacau – CEPEC/CEPLAC, no dia 16 de maio de 2022.

Programação

08:00 – 08:30 | Abertura do evento: Boas-vindas aos participantes e agradecimentos aos parceiros.

Representante da CEPLAC – Lucimara Chiari
Representante da ADAB – Catarina
Representante da SFA-BA
Representante do CIC – Cristiano Villela

08:30 – 09:30 | Apresentação dos principais modelos de produção de mudas de cacau, relatos de experiências

09:30 – 10:00 | Apresentação da ADAB sobre os aspectos de fitossanidade na produção de mudas de cacau na Bahia.

10:00 – 10:15 | Intervalo

10:20 – 10:50 | Mapeamento dos principais viveiros do estado da Bahia e suas capacidades de produção e Apresentação das principais ações para registro da produção de mudas na Bahia. (SFA/BA).

10:50 – 11:30 | Atualização da Proposição de uma estruturação normativa para a produção de mudas de cacau no Brasil (IN CEPLAC/MAPA)

11:30 – 13:30 | Almoço

13:30 – 15:00 | Visita a área de produção de mudas ortotrópicas da CEPLAC

15:15 – 16:30 | Painel de discussão e proposição de uma associação de viveiristas: Apresentação de uma modelo de associação.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Eduardo disse:

    Lamentável que as pessoas não colaboram com desenvolvimento da cidade,acho que deve ser para se alimentar

  2. Marcio disse:

    Lamentavel, e vergonhoso. Fico muito triste em ver nos dias de hoje pessoas se comportarrm dessa maneira. Se fosse em lugares com Leis mais rigorosas ,essas pessoas estariam respondendo por esses atos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *