Área de Diversidade & Inclusão aposta na iniciativa para evoluir no debate sobre desconstrução e combate ao racismo
São Paulo, junho de 2022 — A Nestlé Brasil acaba de lançar o 1º. Letramento Racial para seus colaboradores, uma iniciativa que traz conceitos e temas pertinentes ao debate sobre o combate ao racismo e reflexões que devem se transformar em ações, valorizando a igualdade e a representatividade. A ideia surgiu através de um dos grupos de afinidade da empresa, o Nesblack, que representa o pilar Raça dentro da companhia, em parceira com o centro de competência de Diversidade e Inclusão.
“Essa iniciativa pretende descontruir formas de pensar e disseminar conhecimento e conceitos que façam as pessoas refletirem sobre o quanto é preciso caminhar para termos igualdade e representatividade”, disse Helen Andrade, Head de Diversidade & Inclusão na Nestlé Brasil.
São quatro vídeos que impactam pelo poder dos depoimentos, por trazer à tona conceitos reais de quem atua no combate ao racismo, mas também por convidarem quem assiste a absorver aquele conteúdo e parar para pensar em como é importante falar sobre a questão racial. “Todo o conteúdo foi produzido por quatro colaboradores da Nestlé que integram o Nesblack. Eles deram voz a temas que precisam extrapolar muros e fóruns e serem levados a todos os colaboradores. Isso é disseminar não só conhecimento e reflexão, mas também atuar para que sejam multiplicadores dessas questões”, complementa Helen.
A iniciativa foi lançada ao público interno por meio de uma live que contou com a exibição do vídeo “Afinal, o que é o viés racial” e que fez um convite para que os colaboradores refletissem sobre atitudes inconscientes, formas de pensar e de agir, que muitas vezes resultam de hábitos e atalhos mentais que impactam em julgamentos e atitudes sobre raças específicas, em especial, negros. A apresentação foi de Valdir Nascimento, gerente executivo de Marketing Cafés.
A partir de agora, a cada semana, a Nestlé lançará os outros vídeos com temas que devem estar na mente de todos, como “Você sabe o que é consciência racial?”, apresentado por Thamires Leite, gerente de contas estratégicas B2B Latam de Nespresso, que traz à tona o conceito de raça e a capacidade de entender estereótipos, relacionamentos e um sistema complexo histórico sobre oportunidades e inclusão na sociedade. Seguido pelo “O tal do colorismo”, apresentado por Victor Azevedo, analista de embalagens Z-Latam, que explora a questão de como se classifica a cor da pele e como isso reforça o racismo. O último vídeo da série vem com o tema “Precisamos falar de racismo” e mostra o quanto o que não é falado, não é entendido, nem resolvido. Apresentado por Kátia Regina, gerente executiva de Bem-estar e Reconhecimento, o conteúdo evidencia questões de discriminação social, desigualdade racial e falsas ideias de superioridade e hierarquia entre pessoas.
Programa Aceleradora de Carreiras
Em 2022, a Nestlé foi parceira, pelo segundo ano consecutivo, do Programa Aceleradora de Carreiras, do Grupo Mulheres do Brasil. Neste ano, a empresa ofereceu a oportunidade para que 30 colaboradoras negras participassem da iniciativa em abril — a primeira turma contou com 20 mulheres. Realizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Igualdade Racial, o programa é uma ação afirmativa para mulheres pretas e pardas que buscam desenvolvimento pessoal e profissional com o objetivo assumir posições de liderança no mercado de trabalho.
Segundo dados do Instituto Ethos, apenas 0,4% dos cargos de CEO no Brasil são ocupados por mulheres negras, mesmo sendo os negros 54% da população brasileira, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para responder a esse cenário o Grupo Mulheres do Brasil criou o Programa Aceleradora de Carreiras, uma iniciativa de impacto social que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e também aos princípios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), que se referem à diversidade dentro das organizações. O objetivo é preparar mulheres negras que estão no mundo corporativo como analistas, especialistas, coordenadoras, gerentes e que buscam uma ascensão profissional. O curso fornece ferramentas para que elas possam alcançar seus objetivos trazendo temas como: Ancestralidade, Autoconhecimento, Liderança, Negociação e Influência, Inteligência Emocional, Networking, Comunicação assertiva. O programa também conta com 6 sessões de mentoria.
A Nestlé possui estratégias e programas próprios voltados para debater questões de Gênero, Raça, LGBTQIA+, Gerações (jovens e 50+) e Pessoas com Deficiência ao longo de todo o ano. E está comprometida com a inclusão de todas essas comunidades para eliminar as barreiras que impedem o acesso às oportunidades.