O mercado de franquias no Brasil superou o faturamento de R$ 211 bilhões em 2022
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou hoje (9) o ranking das maiores redes de franquias no país por unidade. Na edição deste ano, a Cacau Show conquistou o topo pela primeira vez, após aumentar em 33,1% o seu número de operações. Hoje, a marca tem 3.763 unidades distribuídas pelo país.
A segunda posição ficou com O Boticário, com 3.687 pontos em funcionamento, crescimento de 1% na comparação anual. O McDonald’s, por sua vez, manteve o terceiro lugar do ranking, com 2.595 franquias em 2022.
Para completar o Top 5 das maiores franquias do Brasil, a Colchões Ortobom aparece em quarto lugar, subindo uma posição em relação ao ano passado, enquanto a Odontocompany subiu da 12ª colocação para a quinta posição, com crescimento de 22,5% no período.
Na edição deste ano, as redes de alimentação ganharam espaço, com 36% de participação, seguidas por empresas de serviços automotivos (15%) e saúde, beleza e bem-estar (13%).
“O estudo das 50 maiores deste ano traz muitas movimentações importantes, começando com o novo líder. Embora tenha crescido a participação de redes de Alimentação, vemos uma variedade de segmentos e nichos compondo o grupo e crescendo de forma acelerada”, explica o presidente da ABF, Tom Moreira Leite. “A implantação de novos modelos de negócios para atender as peculiaridades de um mercado tão diverso como o brasileiro tem crescido dentro dos planos de expansão das redes.”
Mercado de franquias
A ABF também apontou um crescimento de 14,3% no mercado de franquias do país em 2022, com o faturamento das redes totalizando R$ 211,4 bilhões no período de 12 meses.
De acordo com a associação, alguns fatores contribuíram para o forte desempenho no ano, sendo eles: o retorno do comércio e atividades presenciais; a recuperação da taxa de emprego; avanço da digitalização e ganhos provenientes das lições da pandemia.
“A emergência de novos modelos de negócio, principalmente virtuais e home based, o crescimento acelerado das microfranquias e marcas de outros mercados aderindo ao franchising são aspectos que também contribuíram para o resultado”, afirma a ABF em relatório.
No ano, todos os segmentos avaliados pela associação apresentaram aumento de faturamento, com destaque para o setor de hotelaria e turismo, com alta de 24,5%.
Para 2023, a ABF projeta um crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento, além do avanço de 10% no número de unidades, 4% em redes e 10% no número de empregados do setor.
Veja quais são as 10 maiores redes de franquias do Brasil
1. Cacau Show
Operações: 3.763
Variação anual: +33,1%
2. O Boticário
Operações: 3.687
Variação anual: +1%
3. McDonald’s
Operações: 2.595
Variação anual: +0,40%
4. Colchões Ortobom
Operações: 2.373
Variação anual: +14,2%
5. Odontocompany
Operações: 1.998
Variação anual: +22,5%
6. Subway
Operações: 1861
Variação anual: -0,10%
7. AM/PM
Operações: 1774
Variação anual: -3,6%
8. Seguralta – Bolsa de Seguros
Operações: 1755
Variação anual: +4,3%
9. Lubrax+
Operações: 1711
Variação anual: +2,6%
10. Óticas Carol
Operações: 1460
Variação anual: 0,00%
Fonte Forbes
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Os únicos que deveriam ser prioridade era os idosos e quem tivesse alguma comodidade e pronto. Não é só por causa da vacina vim a contra gotas que o povo brasileiro ainda não foi vacinado, o que acontece também que sempre aparece um seleto grupo dizendo que é grupo prioritário e com isso esses grupos são acrescentados. Aí vem uma quantidade de vacina, e em vez de vacinar por idade e acelerar a vacinação, pega essa quantidade de vacinas que não são muitas e pega uma boa parte e separa para os grupos prioritários.
Vila eu trabalho no setor de padaria,não parei nem um dia da pandemia e quando chegou minha vez que tenho 49 ;não tem vacina eu sou uns dos trabalhadores que está segurando a economia do país; na padaria que eu trabalho são 25 funcionário ,mais de 15pegaram covid -19 de seu ouvinte Agnaldo (cobrinha)