A atratividade da fruta, de origem amazônica, tem sido cada vez maior, principalmente por parte dos pequenos produtores de chocolates finos. Tanto que o cultivo da fruta tem auxiliado mais de 93 mil pequenos agricultores brasileiros, influenciando positivamente na geração de renda e empregos.
Agora, cultivando ou não o cacau, se você é agricultor, sabe que a etapa do planejamento é fundamental para colher bons frutos. Por isso, separamos algumas dicas inspiradas no cultivo dessa fruta para te ajudar a se planejar melhor, sejam quais forem seus objetivos. Acompanhe.
Solo
Dificilmente um projeto evolui sem preparação. No caso do cacau, algumas condições são imprescindíveis para que ele se reproduza. A começar pela vegetação rasteira, que precisa ser eliminada antes do plantio, seja de forma parcial ou total.
O solo para receber o cacau requer riqueza de nutrientes, umidade e ausência de pedregulhos ou demais impedimentos físicos. Isso porque, para a plantação ser saudável, é preciso que haja boa retenção hídrica e espaço para o desenvolvimento normal do sistema radicular do cacaueiro.
Da mesma forma que se analisa o solo para receber um novo plantio, ao desenvolver um planejamento eficiente é preciso observar o cenário atual e pontuar melhorias. Também é fundamental identificar quais são os recursos e as ferramentas necessárias para que seu projeto ganhe forma.
Clima
Outro aspecto é o calor. A faixa de temperatura ideal para cultivar cacau deve permanecer entre 23°C a 25°C. A escassez de chuvas é prejudicial para seu crescimento, enquanto o sol em abundância é primordial. Além disso, a penetração adequada de raios solares também atua como controlador de pragas.
No entanto, o clima é um fator incerto. De maneira semelhante são as situações vividas no campo. Por isso, pensar antecipadamente sobre um projeto pode ser útil para evitar imprevistos. Ações como conhecer bem suas despesas e alimentar uma reserva de emergência também são essenciais em um planejamento.
Adubação
De tempos em tempos, analise o pH do solo e, se necessário, corrija-o. Isso pode ser feito por meio de uma calagem, por exemplo. Em seguida, faça um cronograma de adubação do cacaueiro. Uma das opções para isso é incorporar a adubação orgânica com a mineral, a partir de fósforo, potássio e, se necessário, zinco. Após 60 dias de plantio, recomenda-se a aplicação de nitrogênio.
Já no seu planejamento geral, enquanto o projeto evolui, acompanhe cada passo e recalcule a rota, caso algo saia do esperado. Ao mesmo tempo, se cerque de pessoas e referências que te inspirem a continuar.
Irrigação
A umidade relativa do ar é um fator a ser observado para estabelecer uma rotina de irrigação. O que é preciso observar durante a sua trajetória para que o planejamento saia do papel?
De maneira geral, uma plantação de cacau adulta e com frutos necessita de cerca de 40 litros de água por dia. Pela baixa tolerância a água, um dos melhores sistemas para a manutenção da irrigação é o de gotejamento. Assim como a rega deve ser feita diariamente, trabalhe pelo seu posicionamento de maneira estratégica e constante.
Colheita
Quando o plantio é feito a partir das sementes do cacau, os frutos começam a aparecer, aproximadamente, após quatro anos no campo. Quando feito por enxertos, após três anos. O cacaueiro dá frutos o ano todo, com dois picos de maior produtividade, a depender da localização da plantação.
Semelhantemente, entenda que todo projeto pode levar um tempo para se realizar, mas que tudo faz sentido quando seu objetivo é alcançado. Esse é o momento de colher! Fonte: Ascom