A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (2/6), às 14 horas, audiência pública para discutir políticas de desenvolvimento econômico para a região do Matopiba, nova fronteira agrícola que abrange a área de confluência dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
O autor do requerimento, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB-TO), destaca a importância e o potencial do novo polo produtivo. "Temos a logística para funcionar e os melhores portos de escoação da safra – para exportação e para importação –, temos o melhor clima, temos as melhores terras, as terras mais baratas. Só têm que ser feitos os investimentos, temos que fazer o Brasil voltar os olhos para uma região que está aberta a investimentos", diz ele.
O deputado observa que a principal atividade na região é a produção da soja destinada à exportação, mas outras culturas começam a despontar na região, como o algodão e o milho. Na safra 2013/2014, Matopiba produziu 18,6 milhões de toneladas. A nova fronteira agrícola tem 5,9 milhões de habitantes e 37 municípios.
Foram convidados para a audiência pública o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Luiz Otávio Oliveira Campos; o diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e Associativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Arno Jerke Júnior; o diretor da diretoria comercial e de distribuição do Banco da Amazônia, Wilson Evaristo; o coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil, Manoel Saraiva Marques; e o superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Barcelos Lucchi. Fonte: Globo Rural