Idaf alerta população sobre a Monilíase, doença que afeta cacau e cupuaçu

Na tarde de segunda-feira (23), a coordenadora de Educação Sanitária e Vegetal do Idaf, Sandra Teixeira, esteve em Sena Madureira onde concedeu entrevista às Rádios locais. Segundo ela, trata-se de uma praga que não afeta a saúde humana, mas pode causar perdas de até 100% da produção.

“Trata-se de uma doença muito severa que ataca frutos de cacau e cupuaçu em todas as fases de desenvolvimento. Seu sintoma característico é a formação de um pó branco em volta do fruto e é um pó que desprende muito facilmente. Por isso, estamos aqui para alertar a população. Ao detectar o problema, a orientação é não mexer nos frutos. Entre em contato com o Idaf”, frisou.

No Acre, a Monilíase foi detectada em 2021 nas cidades de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

O que é a Monilíase?

Doença causada pelo fungo Monliliophthora roreri que atinge frutos de cacau, cupuaçu, cacauí e cupuí

Afeta o ser humano?

Não. Mas pode causar perdas de até 100% da produção

Quando ocorre?

Em todas as fases de desenvolvimento do fruto

Quais os sintomas?

Inicialmente, deformações e manchas amarelas ou verdes no fruto. Após 45 a 90 dias, aparecem manchas necróticas (marrom-escuro)

Sintoma principal?

Um pó branco (esporos) que se soltam facilmente

Fonte:Contilnet

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Vitório Eduardo Araújo Santos disse:

    É o atestado de incompetência do Prefeito, e de seus secretários, além do setor Jurídico, e de Licitação. Como é que deixam o contrato com a empresa que faz a coleta de lixo vencer, para só depois fazer outra Licitação?? O correto é antes do contrato vencer já fazer outra licitação, com data de vigência um dia após vencer o contrato anterior. Mas, é Ilhéus. Já que se "esqueceram" de fazer nova licitação, poderiam fazer um contrato emergencial para empresa especializada recolher o lixo, enquanto se faz a licitação. O prefeito tem que ser processado por improbidade. está pondo em risco a população de Ilhéus, pois lixo espalhado pelas ruas põe em risco a saúde da população. Onde está a Associação Comercial que não se manifesta ?? Onde está o Ministério Público que não atua em defesa da população ?? Estão na praia bebendo cerveja?? Todos omissos e conformados. População de Ilhéus, ACORDA. É hora de manifestação no centro da cidade e em frente da prefeitura. Não ajuda espalhar lixo nas ruas, só vai piorar a situação. QUE VERGONHA ILHÉUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *