O lançamento da programação da 7º edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que este ano, acontecerá de 11 a 14 de junho, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, aconteceu na última sexta-feira (22), no salão nobre do Palácio Paranaguá, durante encontro com a imprensa.
O encontrou reuniu, além da imprensa regional e empresários, o secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, o prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, o publicitário Marco Lessa, organizador do evento e Henrique Almeida, diretor da Biofrábrica de Cacau de Ilhéus.
Com o tema: “Declare seu amor pelo chocolate”, o evento contará com grandes especialistas internacionais discutindo as principais tendências do mundo do chocolate, além de soluções para empreender no setor, novas marcas em exposição, tecnologia e gastronomia.
Segunda Marco Lessa, idealizador do festival, que acontece desde 2009, a iniciativa é uma forma de promover Ilhéus como polo chocolateiro e difundir a cadeia produtiva do cacau. “Temos aqui, durante quatro dias, o maior evento profissional dessa área, que discute a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade do produto que é elaborado”, disse.
O festival contará com a Cozinha Show; III Fórum Brasileiro do Cacau e Chocolate; Clínicas Tecnológicas, com workshops; Chocoday, ateliê; feira; concursos culturais; espaço kids; e visitas a fazendas de cacau.
O secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, elogiou a iniciativa e lembrou que a cidade conta com a magia da literatura de Jorge Amado, com um litoral imenso e com as riquezas históricas. “Agora, através desse esforço desse grupo de empresários e do poder público, é possível concretizar mais esse atrativo a Ilhéus. O turista pode acompanhar, em visita a uma fazenda, desde como é feita a colheita do cacau, a secagem e a transformação em chocolate”, afirmou Pelegrino.