Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central revisaram para cima pela quinta semana seguida a projeção para a inflação neste ano. A informação está no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (18/5).
A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do governo, passou de 8,29% para 8,31%. Os chamados preços administrados, que incluem combustíveis e tarifas de energia elétrica, devem subir 13,5% neste ano, indicador que também foi revisado para cima.
Apesar de prever mais pressão inflacionária, o mercado não reajustou sua expectativa para a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. A expectativa é de que ela termine 2015 em 13,5% ao ano.
Os especialistas consultados pelo Banco Central mantiveram a expectativa de retração de 1,2% na economia brasileira neste ano. Ficaram estáveis também as estimativas para a taxa de câmbio, em R$ 3,20 por dólar, e de saldo positivo da balança comercial, de US$ 3 bilhões. Fonte: Globo Rural