Governo volta a identificar resíduos de agrotóxicos em vegetais

Uma nova rodada de fiscalização do uso de agroquímicos no país feita pelo Ministério da Agricultura revelou que, de um total de 18 culturas avaliadas, nove não atingiram o nível de conformidade de 100% – o que, em outras palavras, significa que carregavam resíduos de defensivos agrícolas acima do permitido. Nesse grupo estão abacaxi, arroz, Kiwi, maçã, mamão, manga, milho, tomate e uva, que atingiram patamares de conformidade entre 70% e 96,97%.

O levantamento indicou, por outro lado, que todas as amostras de alho, amendoim, banana, batata, café, cebola, feijão, soja e trigo apresentam níveis de resíduos de agrotóxicos dentro dos Limites Máximos de Resíduos (LMRs) estabelecidos pela legislação nacional. O estudo faz parte do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes e analisou produtos colhidos na safra 2013/14.

Na avaliação de contaminantes, que incluiu oito culturas, apenas arroz e trigo tiveram índice de conformidade 100%. Amendoim, castanha-do-Brasil, amêndoa de cacau, feijão, milho e pimenta-do-reino apresentaram problemas, como a presença de aflatoxinas e salmonela acima do limite permitido. Essas culturas tiveram índice de conformidade de 83,33% a 97,06%.

Em portaria publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, a Secretaria de Defesa Agropecuária, vinculada ao ministério, recomendou aos setores produtivos avaliados que adotem "medidas de educação sanitária a campo para atendimento às boas práticas agrícolas". Informou ainda que "ações de investigação a campo" foram adotadas para "identificar as possíveis causas da presença de resíduos de agrotóxicos não autorizados, assim como resíduos de agrotóxicos e contaminantes acima dos limites máximos permitidos pela legislação em vigor". Fonte: Valor 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *