Mover-se sobre o café, e abrir caminho para o chocolate escuro. Nova pesquisa mostra que comer um pedaço de chocolate escuro ativa o cérebro para aumentar os níveis de atenção.
"Chocolate é realmente um estimulante e ele ativa o cérebro de uma forma muito especial", disse Dr. Larry Stevens, professor de ciências psicológicas na Northern Arizona University (NAU). "Ele pode aumentar as características do cérebro de atenção, e ela também afeta significativamente os níveis de pressão arterial."
Stevens disse que sua equipe queria investigar se as pessoas que comem chocolate iria experimentar um efeito estimulante imediato.
O estudo é o primeiro a observar os efeitos do chocolate sobre as características de atenção do cérebro e do primeiro estudo de consumo de chocolate realizado usando eletroencefalografia (EEG). Estudos de EEG consiste em tomar imagens do cérebro enquanto ele está executando uma tarefa cognitiva e medir a atividade cerebral.
Chocolate é geralmente reconhecido como um vasodilatador, o que significa que alarga os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial, a longo prazo, mas o chocolate também oferece alguns estimulantes poderosos.
"Muitos de nós na parte da tarde ficamos um pouco confuso e podemos perde parte da atenção, principalmente estudantes, para que pudéssemos ter em uma barra de chocolate maior teor de cacau e que iria aumentar a atenção", disse Stevens. Ele acrescentou que uma barra de chocolate normal ricas em açúcar e leite não será é boa. Os efeitos mais fortes são encontrados no chocolate que é rico em cacau (chocolate escuro).
Os pesquisadores realizaram o estudo EEG com 122 participantes entre as idades de 18 e 25 anos de idade. Os pesquisadores examinaram os níveis de EEG e efeitos da pressão arterial de 60 por cento o consumo de uma barra com alto teor de cacau em comparação com cinco condições de controle.
Os resultados mostram que os cérebros dos participantes que consumiram a 60 por cento de cacau eram mais alerta e atento após o consumo. Sua pressão arterial também aumentou por um tempo curto.
A descoberta mais interessante a partir de um veio de as condições de controle, de 60 por cento de cacau de chocolate que inclui L-teanina, um aminoácido presente no chá verde, que age como um relaxante.
"L-teanina é um produto realmente fascinante que reduz a pressão arterial e produz o que chamamos de ondas alfa no cérebro que são muito calma e pacífica", disse Stevens.
"Nós acreditamos que se o chocolate de forma aguda eleva a pressão arterial, e L-teanina reduz a pressão arterial, então talvez a L-teanina iria contrariar os efeitos hipertensos de curto prazo de chocolate."
Para os participantes que consumiram o conteúdo de chocolate com alto teor de cacau com L-teanina, os pesquisadores notaram uma queda imediata da pressão arterial.
"É notável. O potencial aqui é para um coração saudável, á partir, da confeção de chocolate que contém um alto nível de cacau com L-teanina que é bom para o coração, reduz a pressão arterial e ajuda a prestar atenção ", disse Stevens.
O estudo, patrocinado pela Hershey Company, está publicado na revista NeuroRegulation .