A monocultura ameaça o chocolate

E se todo o chocolate do mundo acabasse? Infelizmente, esse cenário assustador é possível. Isso se deve a décadas de monocultura, que acabou por reduzir o cacau produzido no planeta a um número muito pequeno de variedades da fruta. O problema é que o surgimento de um fungo, chamado monilia, ameaça tornar inviável o seu cultivo. A doença chegou a dizimar quase por completo as fazendas cacaueiras da Costa Rica, nos anos 1970. No ano passado, o fungo foi detectado fora da América Latina pela primeira vez, na Jamaica. Especialistas temem que o mesmo aconteça no Oeste da África, de onde vem a maior parte do cacau usado pelos grandes fabricantes de chocolate, como Hershey’s, Nestlé e Mondelez.
“A indústria do cacau está correndo risco”, afirmou, em entrevista ao jornal The New York Times, o Dr. Wilbert Phillips-Mora, responsável pela maior coleção de variedades de cacau registrada no mundo, com mais de 1,2 mil espécies, que pertence ao CATIE, centro de pesquisas costarriquenho. Ele acredita que a única saída para evitar a catástrofe é aumentar a diversidade da planta, criando variedades híbridas. Um experimento recente com sementes híbridas, conduzido na América Central, no México e no Brasil, conseguiu reduzir de 75% para 5% a taxa de infecção. “Nosso objetivo não é só produzir cacau”, afirma o cientista. “Queremos dar condições básicas de vida aos pequenos fazendeiros.” Segundo Phillips-Mora, a maioria dos produtores é muito pobre, uma vez que as dificuldades de cultivar a fruta tornam o retorno financeiro lavoura muito pequeno.
(Nota publicada na Edição 1039 da Revista Dinheiro)

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Antônio Carlos da Silva disse:

    Ela deve ter viajado para algum lugar para passar o Carnaval.

  2. Maria Silvia k. S. Ribeiro disse:

    Soube que a moça tinha sido localizada em Itacaré, mas não sei se essa informação procede.

  3. Juliana disse:

    Soube ontem q foi encontrada em Itacaré curtindo.

  4. Carlos José dos Santos disse:

    Bom dia têm que cobra providência da polícia para investiga o sumiço dessa jovem e procura saber dos amigos e também do namorado e saber com quem ela saiu para essa festa e com fé em Deus ela vai aparecer

  5. Carvalho disse:

    Estranho é ter achado os documentos dela em Olivença.

  6. Jilvan disse:

    Curtir em outra cidade?? E os documentos encontrados em Olivença?

  7. Luciana disse:

    Ela continua desaparecida. A tal informação de que estaria em Itacaré Curtindo é mentirosa e revoltante! Nasceu essa história porque ela estaria indo pra lá e não se sabe se chegou ao destino porque não manteve mais contato com amigos e familiares!

  8. Bruno Belem disse:

    A moça continua desaparecida, investigação em andamento. ""

  9. Patrícia Nunes disse:

    Caroline,continua desaparecida,a polícia estar investigando, a notícia que ela estar em Iatcare é falsa

  10. Karleane disse:

    Muito estranho, dizer q tava curtindo em Itacaré, se os documentos foram encontrados em Olivença. Tá estranho.

  11. Leide disse:

    Infelizmente para os familiares todo comentario que venha a denegri deixa a familia abalada. Tem que ser muito íntimo a ela pra da informaçoes que ela esteja curtindo. Ninguém sai sem documentos pra viajar.
    Desejo que ela volte pra familia e filhas vi

  12. Alguém disse:

    Jovem? A mulher tem 38 anos uma coro ja fi

  13. Sensata disse:

    Peço que não desviem do assunto principal da notícia.Ela está Desaparecida! E tem amigos e uma família sofrendo essa angústia. Compartilhem e ajudem a encontrá-la.

  14. Mara disse:

    O que é interessante saber é com quem ela estava na festa. Porque só eles saberão o destino dela ou ele , namorado, caso tenha.

  15. Pereira disse:

    Deve está custindo em Itacaré.
    Só vai voltar depois do carnaval

    Pode botar fé!!

  16. Silmara disse:

    Lendo agora está notícia,me veio a lembrança que no dia das muringuetes eu estava também na festa mais sentada na porta com conhecidos,porque a rua é perto da praça e como tinham muitos carros e os mijões viam fazer atrás dos carros,e observamos um ra

  17. mineiro apaixonado por ilheus disse:

    Vou sempre a ilheus e percebo que as pesoas se conhecem e se cumprimentam. Ninguém passa por qualquer lugar sem deixar pista ou registro. A família deve mobilizar distribuir cartazes. chamar a ba tv . Só assim terá credibilidade e encontrar a pes

  18. Danieli Santos disse:

    Aqui é a Danieli Santos, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  19. Anderson disse:

    A moça já foi encontrada??
    A mídia se calou sobre o assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *