A Páscoa e os ovos de chocolate

A Páscoa é uma das festividades cristãs mais importantes e diferentes religiões e denominações a comemoram de maneira distinta. Há uma antiga e forte tradição em se presentear as pessoas queridas com ovos de chocolate.

Mas, podemos mesmo comer chocolate?
Podemos sim. Porém, há diferentes tipos de chocolate e o desafio é escolher os mais saudáveis.

Mas, chocolate é saudável??
É sim. Existem vários tipos de chocolates. Os mais saudáveis são os que têm a maior quantidade possível de cacau. Além disso, um chocolate para ser considerado saudável, rico em antioxidantes e que tenha benefícios inclusive para o coração, é aquele chocolate com 70% ou mais de cacau, com o mínimo possível de açúcar, que não tenha adoçante, nem gordura vegetal hidrogenada. Ele pode até ter frutas e castanhas na sua composição, pois estas só vão agregar mais sabor e benefícios ao chocolate.

Por que consumir chocolate acima de 70% de cacau?
Por que quanto maior o teor de cacau maiores os benefícios.
O cacaueiro (Theobroma cacao) é uma árvore que dá origem ao fruto chamado cacau, e este é composto por amêndoas que possuem diversas substâncias benéficas ao nosso organismo.
As substâncias extraídas do cacau são muito utilizadas na indústria farmacêutica, cosmética e principalmente na alimentícia.
Como alimento temos, além do chocolate, também nibs de cacau e cacau em pó.
Há estudos que relacionam o consumo de produtos com alta concentração de cacau com a diminuição de doenças cardiovasculares e hipertensão, melhora do funcionamento do sistema imunológico, da resistência à insulina, diabetes mellitus tipo 2, sistema nervoso, processos cognitivos e outros.
O cacau e seus derivados são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e flavonoides (polifenóis) que exercem ação anti-inflamatória e antioxidante que protegem nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicas livres, substâncias que causam o aparecimento de diversas doenças.
Além destes benefícios, o consumo de alimentos ricos em cacau pode proporcionar um envelhecimento saudável e melhorar a beleza da pele.
Outro benefício do cacau é que ele estimula a produção de serotonina, que é uma substância que gera sensação de bem-estar e melhora do humor e para isso 30 gramas de chocolate é uma boa porção para ser consumida ao longo do dia.
Quanto mais claro o chocolate, menor o teor de cacau e maior será a proporção de açúcar e gorduras indesejáveis em sua composição, tornando este alimento muito calórico e gorduroso e, portanto, prejudicial à saúde.
O chocolate branco não possui os benefícios apontados acima, pois é feito a partir da manteiga de cacau e não contém as sementes do mesmo.
O chocolate diet deve receber especial atenção pela quantidade de adoçantes artificiais e maior teor de gorduras. Os adoçantes artificiais podem levar ao aumento do peso corporal, além de aumentar a vontade de comer doces.
Uma boa opção de consumo do cacau é usá-lo em pó em preparações culinárias, seja no preparo de um bolo, um sorvete ou até mesmo sobre uma fruta, como por exemplo, banana polvilhada com cacau.
Pensando na alimentação diária, em primeiro lugar se deve prezar pelo equilíbrio de nutrientes, até por isso o cacau pode e deve entrar neste planejamento visto que o mesmo tem tantos benefícios para a saúde. Porém o plano alimentar deve ser adequado individualmente.
Perceba que para se comer um bom chocolate é necessário avaliar a qualidade do mesmo sem esquecer de limitar a quantidade.
Fonte: Globo.com

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Henrique disse:

    Essa empresa se tornou uma vergonha para Ilhéus. Licitação para novas de empresas JÁ! A menos que a prefeitura seja conivente.

  2. Gerson Oliveira disse:

    A mesma lei que dá o direito de demitir. Também obriga a idenisar. Não vejo anormalidade nas demissões. .Desde que pague tudo certo. Vida que segue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *