Com foco em temas voltados para o fortalecimento e consolidação das agroindústrias, assistência técnica aos agricultores, modernização de equipamentos e capacitação da gestão, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou reunião, nesta quarta-feira (4), com representantes de cooperativas integrantes da Rede Gavião.
O encontro, na sede do órgão, em Salvador, apresentou as demandas das cooperativas e os projetos desenvolvidos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da SDR. Estiveram presentes agricultores dos municípios de Licínio de Almeida, Mortugaba, Belo Campo, Manoel Vitorino e Piripá, representando 15 cidades do sudoeste da Bahia.
De acordo com o secretário Jerônimo Rodrigues, a intenção do encontro é fortalecer, cada vez mais, as cadeias produtivas do estado, dinamizando o desenvolvimento rural na Bahia. “Temos aqui sete cadeias ligadas a produtos importantes – mel, mandioca, leite, café, cana de açúcar, umbu e cacau. Vamos priorizar o atendimento a essas cooperativas e trabalhar para incrementar a produção dos agricultores na região”.
Segundo o técnico em Desenvolvimento Produtivo da CAR, Nelson Santana, a empresa já investiu muito e fez bom trabalho junto às cooperativas, sendo imprescindível agora consolidar as ações e emancipar as organizações para que entrem nos mercados institucional e varejista. “Precisamos aperfeiçoar a gestão, os equipamentos e principalmente a base produtiva, muito atingida pela grande seca que houve. É preciso retomar os projetos para manter os agricultores em suas comunidades, fortalecendo o cooperativismo na região”.
Na pauta da reunião tiveram destaques assuntos a exemplo da consolidação do plano da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproafi), a continuidade do projeto Rede Leite, da Rede Gavião, apoiado inicialmente pela Fundação Banco do Brasil e, atualmente, pelo programa Vida Melhor. Também estiveram na pauta a recuperação das cadeias produtivas de cana de açúcar, mel, leite, mandioca e hortifrúti, a obtenção de capital de giro, além de projetos encaminhados em parceria com a CAR, como o da primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar, Bahia Cacau, da Coopesfeba.
Suco pioneiro
Os agricultores familiares do sudoeste baiano mostraram a capacidade produtiva da região, apresentando um suco, considerado novo lançamento e produto pioneiro na área da agricultura familiar baiana. É um preparado líquido de refresco de fruta adoçado, um concentrado que, segundo os cooperados, pode ser diluído de acordo com a fruta e a quantidade desejada. O produto é registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e já tem comprovação de responsabilidade técnica, possuindo toda preparação e adequação para entrar no mercado. Fonte: Secom