Encontro virtual com os principais profissionais do setor para debater a relevância dos alimentos funcionais benéficos à saúde e os produtos do agro paulista foram temas centrais apresentados na manhã de terça-feira (15), no canal oficial da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), no Youtube .
O seminário, que abriu a 29ª Semana da Alimentação, com destaque ao 14º Prêmio Josué de Castro, nesta quarta-feira (16), foi promovido por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI) da SAA e apresentou as novidades que vão da pesquisa agronômica à gastronomia.
A nutricionista, pós-doutora em nutrição pela USP, a Dra. Rosangela Augusto destacou os alimentos funcionais com ênfase nos produtos do Agro SP na Mesa e em especial do cacau. “É importante contextualizar que o produto desde a plantação até chegar a nossa mesa, sendo um importante aliado na prevenção de doenças crônicas,” disse a nutricionista.
Na palestra, a Dra. Rosângela Augusto ressaltou que 80% das doenças crônicas poderiam ser prevenidas, se hábitos inadequados fossem alterados. Ainda, levantou dados importantes de que no Brasil, 1 em cada 3 pessoas possui diabetes, hipertensão e colesterol elevado.
O chefe de cozinha, Du Barbosa, abordou a utilização do cacau e suas possibilidades gastronômicas e destacou as iniciativas da Secretaria de Agricultura em propagar conhecimentos aos produtores paulistas. “Com os cursos disponíveis através da CATI sobre o plantio do cacau, eu fui para uma aula e ali nasceu uma parceria que depois, fez com que eu introduzisse o alimento na cidade de Mendonça”, esclareceu Du Barbosa.
A importância do cacau na merenda escolar foi tema abordado pela Monalisa Jacqueline Bisel Mendonça, nutricionista da prefeitura de Mendonça. “É um alimento funcional que traz diversos benefícios para o organismo das crianças. O objetivo principal deste projeto é levar informação aos estudantes que depois será transmitida aos pais”, frisou Monalisa.
Já o Pesquisador Científico e Diretor Geral da APTA Regional/APTA/SAA, Daniel Gomes, abordou a relevância de novos cultivares de batata na gastronomia. “Um produto emblemático que está na mesa dos brasileiros. Nós temos um consumo expressivo de batatas. Porém, nós estamos tentando modificar um pouco o mercado e expandir ainda mais mostrando as diversas possibilidades de consumo”, ressaltou o pesquisador.
Fonte: abcdoabc