O material conta com instruções importantes sobre como fazer o manejo da produção de cacau em sistema cabruca
A Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), juntamente com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), divulgou nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, um vídeo sobre o manejo de plantas exóticas no sistema cabruca. O vídeo foi feito com base nas informações do Decreto Estadual 15.180 de 02/06/2014 e da Portaria Conjunta SEMA/INEMA nº 03, de 16/04/2019, que além de disporem sobre o manejo da cabruca, apontam quais espécies de árvores não são nativas da Mata Atlântica, ou seja, são consideradas espécies exóticas e podem ser retiradas sem precisar de autorização prévia dos órgãos responsáveis, como por exemplo, eritrinas, jaqueiras, seringueiras e cajazeiras.
A retirada de espécies exóticas auxilia na quantidade de luz solar que chega até as plantas de cacau, fundamental para atingir alta produtividade. Com isso, o vídeo reúne indicações de como melhorar as práticas agrícolas de manejo, aumentando a qualidade dos frutos e tornando a produção de cacau mais sustentável. O material recebeu o apoio do CocoaAction Brasil, do Governo da Bahia, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), além da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Centro de Inovação do Cacau (CIC) e Ministério Público do Estado da Bahia.
O objetivo é mostrar que para aumentar a produtividade no cacau, é preciso fazer o manejo adequado, que inclui uma série de práticas, como fertilização, poda e manejo da sombra e da luz, a fim de garantir que a luz solar chegue em quantidade adequada nas plantas de cacau. Afinal, o excesso de sombra pode causar queda drástica da produtividade.
A íntegra do vídeo sobre o manejo de plantas exóticas pode ser encontrada no site, LinkedIn e no canal do YouTube da AIPC e Mercado do Cacau.
0 Comments
Lamentável, foi meu patrão aprendi muito trabalhando com ele, que o Espírito Santo conforte a todos os familiares.