Amêndoas de cacau de Rio Bananal e Linhares são eleitas as melhores do ES

O cacau é um fruto e a principal matéria-prima do chocolate. Dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), mostram que a produção de chocolate no país alcançou 511 mil toneladas em 2021.

A vencedora foi Ângela Teodorico da Silva, de Rio Bananal e na segunda colocação ficou a amêndoa do produtor Edio Ramos Schimit, de Doutor Jones Lagoa Terra Alta, em Linhares. Ao todo, 35 amostras foram selecionadas para avaliação do Centro de Inovação do Cacau (CIC), em Ilhéus.

Ângela Teodorico da Silva é do Sítio Panorama, venceu com nota 7,06. “Esse ano tivemos um cuidado melhor na forma de cuidar da amêndoa, desde a colheita, fermentação até a secagem, que me dediquei muito. Faço parte do Mulheres do Cacau e foi este projeto, com parceria com diversas entidades, que me fez chegar nesse resultado, graças aos treinamentos, tanto da parte de poda, colheita, fermentação e secagem. Estou muito feliz com a premiação”, disse a produtora.

Edio Ramos Schimit já foi vencedor em anos anteriores. “Consegui esse ano melhorar a amêndoa e espero que ano que vem seja ainda melhor. Este ano passei a ter mais cuidado com a amêndoa e acompanhamento técnico. É só gratidão. Eu e minha família trabalhamos juntos e conseguimos uma boa pontuação”, disse o produtor que venceu na categoria em 2022.

O secretário municipal de Agricultura, Fabrício Fardin, pontuou que o concurso vem para fomentar a cadeia produtiva e incentivar a verticalização. “Em Linhares, hoje, o segundo maior PIB agrícola é o cacau que retomou o seu posicionamento como uma forte cultura, despontando entre as melhores amêndoas do Brasil. O concurso é uma importante ferramenta para desenvolver a cacauicultura de Linhares e do Espírito Santo, incentivando os produtores a aumentar a qualidade de todos os produtos da cadeia produtiva, sem contar o desenvolvimento da sustentabilidade da lavoura cacaueira”, comentou o secretário.

A gerente de Qualidade do Centro de Inovação do Cacau (CIC), bióloga e mestre em genética Adriana Reis, explicou que, apesar dos impasses em decorrência da safra em todo o país que está com notas amargas e adstringentes, em decorrência do clima, as amêndoas alcançadas conquistaram ótima pontuação. “Linhares tem quatro amostras de excelência no concurso que é muito sutil o que diferenciou uma amostra para outra”, comentou.

Estiveram presentes no evento, representantes dos governos estadual e federal, do legislativo municipal, de instituições e empresas ligadas ao setor cacaueiro, e de associações de produtores e sindicatos da região.

O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e Nestlé Brasil, via Programa CococaPlan, com apoio da AIPC (Cargill, Olam e Barry), Faes/Senar/Sindicatos, Sebrae, Ecopower, Aquafértil, Sicoob, Banco do Nordeste e Governo Federal, Kubit Café, e apoio institucional da Cocoation; CNQCE; CIC; Ceplac; Incaper; Acau, Apropeba, Sindicato Rural de Linhares e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

RESULTADO E PONTUAÇÃO FINAL:
Angela Teodorico da Silva – 7,06 pontos
Andre Carlesso Neto – 6,81 pontos
Dieimes Bohry – 6,79 pontos
Leandro Giacomin Carlesso – 6,73 pontos
Lucia Helena Rodrigues Perini – 6,66 pontos

Fonte:eshoje

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

1 Comment

  1. flavio disse:

    Não podemos esquecer que esta rodovia, é um trecho da BR 251. A "grande obra da duplicação" do Hotel Opaba, até 5,4 km, é para encontrar esta BR 251. O interessante que o governo do estado duplicou 2,7 km e esqueceu os outros 2,7 km, para encontrar esta BR. Caso todos prestem atenção, a propaganda do estado está como se tudo estivesse às mil maravilhas, Como o dinheiro público serve para enganar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *