Análise de solos: Ceplac recebe certificado de excelência

Pelo 13º ano consecutivo, o Laboratório de Solos da Ceplac/Mapa na Bahia recebeu o Selo de Qualidade PAQLF/2017 – Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade, coordenado pela Embrapa Solos. O Certificado de Excelência assinado pelo chefe geral da Embrapa Solos, Daniel Vidal Pérez, e pelo coordenador do PAQLF da Embrapa Solos, Marcelo Saldanha, destaca que o Laboratório de Solos da Ceplac, durante o ano de 2017, atendeu com excelência aos critérios de qualidade de análise de solos, por ter efetuado com confiabilidade as determinações constantes no Manuel de Métodos de Análise de Solos da Embrapa.
Segundo Robério Pacheco, gerente da Seção de Solos e Nutrição de Plantas da Ceplac/Mapa (Cepec), o laboratório certificado possui capacidade para atender mais de 25 mil análises por ano. “Além de atender diretamente ao produtor nas áreas de manejo de cacaueiros, nutrição e fertilidade de solos, a seção também apoia outras áreas, entre elas as de genética, fitopatologia, diversificação de culturas e as demandas de pesquisas e assistência técnica da Ceplac e Instituições parceiras”, acrescentou.
De acordo com Pacheco, o Laboratório de Solos da Ceplac/Mapa é referência no setor e manter esse nível de qualidade é importante, uma vez que, por meio dessas análises, o produtor assegura a obtenção de uma maior produtividade e rentabilidade de suas lavouras. “A boa análise possibilita que o extensionista recomende a adubação adequada do ponto de vista técnico, ambiental e econômico. E que isto só acontece se a amostragem do solo for feita de forma correta e criteriosa”.
Ele ressaltou também que essa credibilidade é fruto do trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos e essa certificação é resultado da dedicação e profissionalismo dispensado por toda equipe da Secção de Solos e Nutrição de plantas do Centro de Pesquisa do Cacau da Ceplac.
A responsável pelo Laboratório de Análise de Solos da Ceplac/Mapa, Isabel Fontes, informa aos interessados em realizar análises de solo que sigam corretamente as instruções de coleta e cuidados com as amostras, antes de serem encaminhadas aos escritórios locais da Ceplac do seu município.
Fonte: Ceplac

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *