A Páscoa está quase batendo na porta e mesmo com a crise na economia, a indústria espera vender mais chocolate que no ano passado. Foi preciso contratar mais funcionários para atender a demanda, o que refletiu em alta no preço para o consumidor. Agora, algumas empresas estão buscando a melhor estratégia para não assustar o cliente.
Chocolate não vai faltar nesta Páscoa. O coelho já está até com o carrinho pronto para as entregas e para dar conta da produção nesse período, muitas fábricas contrataram funcionários temporários.
Esse é o caso da auxiliar de produção Fátima Aparecida, que estava desempregada, e agora vai passar a Páscoa muito mais feliz. “Entra um dinheirinho bom pra gente na Páscoa”, diz.
Esse ano, as indústrias e lojas especializadas estão gerando cerca de 26 mil empregos temporários em todo o país. Com o aumento de funcionários, a produção de ovos também é elevada.
Em uma empresa em Jundiaí, no interior de São Paulo, o coelho da Páscoa terá 20% mais entregas do que no ano passado, mas o aumento não está apenas na linha de produção.
Quem gosta de chocolate vai ter que enfrentar o reajuste do produto na loja. O preço do ovo de Páscoa de 400 gramas, que no ano passado custava R$ 29,90, agora sai por R$ 32,90. "Energia, mão-de-obra, dissídio, água, falta de água, nós fizemos um pequeno reajuste, mas não chega a ser o que deveria ser reajustado", diz Fábio Paes, dono da empresa.
Se o aumento fosse maior, em vez de ovo, o chocolate da Páscoa seria em forma de um bombom. Então, para garantir as vendas o jeito é inovar, encontrar alternativas, como tratou de fazer outra empresa.
"Se no ano passado nós usávamos um coco ralado específico de algum território, hoje a gente deixou esse ingrediente e passou a optar por frutas vermelhas, que vêm do Brasil e que não têm interferência de cotação de dólar. Aí conseguimos manter preços mais acessíveis", diz Simone Bergamin, diretora da empresa.
Tem mercado para esse tipo de produto, afinal é difícil encontrar quem não fique com a boca cheia d’água ao ver a grande variedade de chocolate. As empresas capricharam nas promoções e também na criatividade.
"A Páscoa todo ano tem que ser renovada, porque você não dá este ano o mesmo ovo que você deu o ano passado. Você quer fazer uma surpresa, algo diferente”, diz Getúlio Ursolino Netto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate. Fonte: H1