A “enorme” demanda nos mercados emergentes deve continuar nesta temporada, e o terceiro maior processador de cacau do mundo projeta uma forte redução do superávit global. A oferta excedente de cacau, que atingiu um recorde na temporada passada, provavelmente cairá para cerca de 50.000 toneladas métricas, disse Gerry Manley, diretor de cacau da Olam International.
A demanda aumentou particularmente na Ásia, onde países como Filipinas, Indonésia, Índia e China estão consumindo mais cacau em pó, usado em produtos como biscoitos e sorvete, disse Manley. E, embora os agricultores na África Ocidental talvez tenham safras excepcionais pelo segundo ano consecutivo, é pouco provável que o maior produtor, a Costa do Marfim, repita a safra recorde da temporada passada.
“Estamos muito otimistas com a demanda”, disse Manley, em entrevista no escritório da empresa, em Londres, na quinta-feira. “Estamos observando uma demanda boa por cacau em pó em todo o mundo, mas os mercados emergentes estão à frente”.
Os futuros de referência do cacau em Londres caíram 23% no ano passado, o maior declínio desde 2011, porque a produção bateu um recorde na Costa do Marfim e Gana, o segundo maior produtor, também colheu uma safra grande. As safras abundantes na África ajudaram a elevar o superávit global a 371 mil toneladas, segundo estimativas da International Cocoa Organization, com sede em Abidjan.
Nesta temporada, o processamento global de cacau provavelmente aumentará mais de 3%, disse Manley, que acrescentou que esta projeção é conservadora. O processamento cresceu mais de 5% em 2016-2017. Cerca de 8.000 produtos novos foram lançados no mercado de confeitaria no ano passado, disse Manley.
Os custos mais baixos estão estimulando a demanda e o mercado global de doces de chocolate se expandiu 2,3% no período de três meses terminado em junho e 2,2% no trimestre seguinte, afirmou o maior processador de cacau do mundo, a Barry Callebaut, neste mês, citando dados da empresa de análise Nielsen. A recuperação chegou após pelo menos seis trimestres consecutivos de contrações.
Especulação
O segundo ano consecutivo de superávit provavelmente manterá os preços do cacau atrelados a uma faixa, porém eventos macroeconômicos poderiam obrigar os especuladores a cobrir suas posições vendidas. Especuladores vêm apostando que os preços do cacau cairão em Londres há mais de um ano, mostram dados da bolsa ICE Futures Europe.
“Desde o começo de 2017, observamos uma correlação muito mais forte entre as posições vendidas brutas no cacau e no complexo agrícola geral, especialmente nas commodities agrícolas”, disse Charles Leslie, trader da Olam em Londres, na mesma entrevista. “Há uma influência macroeconômica muito maior sobre o cacau, e ela é provavelmente o maior risco para a alta”.
Fonte: Bloomberg
0 Comments
Pode ser próximo ao de Belém (Pará) ou até ao Mercado Modelo (SSA), nao precisa ir pra Argentina. Se quer ser internacional copie a Baía de Mônaco, construindo
atracadouro, restaurantes flutuantes, teatro ao ar livre pois a Baía do Pontal é show.
Realmente seria um grande disperdicio de área, ter a Marinha e bombeiros ali.
Creio q usar o local para o turismo gerando mais empregos é de grande valia para o município.
Esse prefeito não ajuda em nada e ainda quer atrapalhar quem quer fazer alguma coisa.
Se realmente for para revitalizar o turismo, excelente ideia prefeito, só assim vai ter mais empregos.
Marinha, Bombeiros fiquem quietos precisamos de empregos.
Aqui é a Fabiana Paula, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Mas primeiro precisa cuidar do entorno. Aquele lixão que sempre tá lotado de imundícies (inclusive de açougues do centro) precisa acabar. Não adianta querer copiar o Porto Madero se a Prefeitura não faz seu papel de manter a cidade limpa.