Embora permaneçam como os principais fornecedores de matéria-prima para as processadoras europeias de cacau, os países africanos ganharam espaço no ano passado como fornecedores de derivados como manteiga, liquor e pó de cacau para a indústria de chocolate do continente.
De acordo com levantamento da consultoria FCStone, após quatro anos sem grandes sobressaltos, a importação de manteiga de cacau na Europa aumentou nada menos do que 11 vezes em 2014, somando 4,964 milhões de toneladas. Quase todo esse volume (95,6%) saiu das fábricas da Ásia e da África. Em 2010, a participação de ambos era de 32,9%.
A manteiga de cacau é responsável pela cremosidade do chocolate e é um item básico na produção do doce. O volume usado e a variação de seu preço estão diretamente ligados à demanda da indústria de chocolate.
Já as importações europeias de pó de cacau (ingrediente que confere um tom amargo ao chocolate) cresceram em um ritmo menor – de 1,8% nos últimos cinco anos -, mas a participação das indústrias africanas e asiáticas no total comprado pelas fábricas da Europa passou de 14%, em 2010, para 73,8% em 2014.
No caso do liquor, uma mistura de manteiga com pó de cacau, as processadoras da África e Ásia passaram a responder por 93,8% do fornecimento à indústria de chocolate da Europa, ante 46,1% em 2010. Nesse período, as importações europeias do produto aumentaram seis vezes.
Nos Estados Unidos, as importações de derivados de cacau também cresceram em 2014, revertendo a queda que vinha desde 2010. Das 275 mil toneladas de subprodutos importados pelo país no ano passado, África e Ásia foram os responsáveis pelo fornecimento de 24,8% e 31,8% do total, respectivamente. Fonte: Valor
0 Comments
boa noite é muito confuso o bairro que eu moro , nao sei exatamete que bairro faz parte de meu endereço, moro no ed blu park residence , na frente é jardin atlantico no lodo é losmares do sul , sendo que fica no bairro sao francisco . acontece que sao muitos bairro pequenos perto um do outro , sendo que poderia unificar algus bairros em um so.