A Nestlé, a maior fabricante de alimentos do mundo, pode anunciar novos aumentos nos preços de seus produtos de chocolate, incluindo as populares barras Kit Kat e Smarties, quando divulgar os lucros do primeiro semestre nesta quinta-feira. Este movimento visa cobrir os custos crescentes dos insumos, em meio a uma oferta reduzida de cacau que fez com que seu preço quase dobrasse este ano.
Nos últimos três anos, a Nestlé e outras empresas de bens de consumo aumentaram os preços de suas marcas para compensar os altos custos de insumos decorrentes de problemas na cadeia de suprimentos pós-pandemia. Embora os custos da maioria das commodities tenham começado a cair novamente nos últimos trimestres, o preço do cacau continua a subir devido à oferta limitada.
Com o aumento dos preços do chocolate, empresas como a Nestlé perderam volumes de vendas para concorrentes mais baratos, como a Tesco e outras marcas próprias de supermercados. Uma pesquisa fornecida pela própria Nestlé indicou que o crescimento real total – uma métrica para os volumes de vendas de seus produtos, de chocolate a café e outros alimentos – foi negativo no primeiro semestre, com uma queda de 0,5% em relação ao ano anterior.
Analistas alertam que o pior ainda está por vir para a Nestlé e seus concorrentes no que diz respeito à perda de volumes de vendas de produtos de confeitaria. As empresas de chocolate compram cacau com até 12 meses de antecedência, e muitos ainda não estocaram a commodity desde que os preços triplicaram no primeiro trimestre deste ano. “Os custos de produção dos fabricantes de chocolate vão subir no quarto trimestre, com certeza”, disse um comerciante de cacau da Europa. Espera-se que esses custos mais altos sejam repassados para os consumidores no quarto trimestre, durante o importante “trimestre de férias” que abrange o Halloween e o Natal.
Bruno Monteyne, analista da Bernstein, destacou que as pressões de preços se intensificarão no final do ano: “Se houver pressões de preços, elas realmente começariam no quarto trimestre, mas no final do ano: Natal, já que esse é um período de pico sazonal do chocolate”. Portanto, é provável que o Natal não seja barato para os consumidores.
Além das barras Kit Kat e Smarties, a Nestlé também fabrica barras Aero, Milkybar, Quality Street e bebidas como Milo e shakes Nesquik. A empresa suíça Lindt & Spruengli também anunciou que precisará aumentar os preços devido aos altos custos do cacau. Jean-Philippe Bertschy, analista do setor, expressou preocupação com os volumes de vendas em 2025 se os aumentos de preços continuarem.
Na Europa, a Nestlé perdeu participação de mercado para marcas mais baratas e produtos de marca própria nos últimos 14 trimestres, conforme dados da NielsenIQ analisados pela Bernstein. Embora as vendas em valor tenham crescido na maioria desses trimestres devido aos preços mais altos, a queda nos volumes é evidente. Um pacote de seis barras Kit Kat regulares custa £6,99 na Amazon do Reino Unido, onde seis barras Kit Kat Chunky podem ser compradas por £12,99.
A Barry Callebaut, outra fabricante de chocolate suíça, informou que os volumes de vendas caíram 0,3% no terceiro trimestre encerrado em maio, com os altos preços do cacau aumentando seus custos. Enquanto a queda nos preços de outras commodities como soja e trigo ajudou a compensar parcialmente o aumento dos preços do cacau, algumas empresas estão ajustando receitas e usando menos cacau para mitigar os danos.
No entanto, a Nestlé afirmou que não mudará a receita de suas barras Kit Kat. O CEO Mark Schneider reiterou essa posição ao comentar os resultados dos lucros em trimestres anteriores.
Com a pressão dos custos de insumos e a necessidade de manter a qualidade de seus produtos, a Nestlé enfrenta um desafio significativo para equilibrar preços e participação de mercado no competitivo setor de confeitaria.
Fonte: mercadodocacau com informações reuters