“Alguns programas e projetos da agricultura familiar, em andamento, passaram para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mas a nossa preocupação é no sentido de que eles não sofram interrupção. Eles terão sequência, para não prejudicar esse importante setor da economia baiana”. Foi o que afirmou o secretário da Agricultura, Paulo Câmera, durante sua primeira reunião de trabalho, com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. “Vamos trabalhar em parceria, planejando e executando ações que resultem no fortalecimento da agricultura familiar”, assegurou Jerônimo Rodrigues.
Nesta primeira reunião, os secretários discutiram ações e estratégias voltadas para a Seagri e a SDR, bem como agendas comuns para o desenvolvimento das cadeias produtivas consideradas estratégicas. Também participaram do encontro o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Wilson Dias; o chefe de gabinete da SDR, Ivan Fontes, além de Ila Baraúna e Matteus Martins, diretora geral e assessor da SDR.
A recém criada SDR engloba a agricultura familiar, (antes gerida pela Suaf/Seagri), que também será alvo das ações da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, voltada para o fortalecimento e expansão da pesca e aquicultura, cadeias que envolvem milhares de agricultores familiares, bem como ações da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), responsável pela sanidade animal e vegetal. Só para exemplificar, cerca de 50% da pecuária do Estado é desenvolvida pela agricultura familiar. Fonte: Ascom Seagri