Barry Callebaut registra melhor resultado de vendas globais no ano fiscal 21/22

  • Volume de vendas cresce +8,9%, impulsionado pelo forte negócio de chocolate (+9,6%)
  • Receita de vendas de CHF 2.032,2 milhões, +14,0% em moedas locais (+14,3% em CHF)
  • No caminho certo para cumprir as orientações de médio prazo 1

“ Tenho o prazer de apresentar um forte crescimento de volume nos primeiros três meses do novo ano fiscal. O crescimento do volume de chocolate foi particularmente forte, superando o mercado global de confeitaria de chocolate subjacente. Ao mesmo tempo, a Global Cocoa voltou a crescer positivamente em um ambiente de mercado ainda desafiador.”  Comentou o CEO do Grupo Barry Callebaut, Peter Boone.

O Grupo Barry Callebaut, fabricante líder mundial de produtos de chocolate e cacau de alta qualidade, obteve um forte crescimento no volume de vendas de +8,9%, para 610.048 toneladas durante os primeiros três meses do ano fiscal de 2021/22 (encerrado em 30 de novembro de 2021). Embora isso tenha sido alcançado em uma base de comparação fraca, estava bem à frente do volume 2 pré-COVID-19 do Grupo em 2019/20. O crescimento orgânico do volume foi de +8,1% no período em análise, excluindo a consolidação pela primeira vez da Europe Chocolate Company (ECC) em setembro de 2021. O negócio de chocolate apresentou um crescimento de volume particularmente forte de +9,6%, superando claramente o chocolate global subjacente mercado de confeitaria (+3,1%) 3. Todas as regiões e os principais impulsionadores de crescimento contribuíram para estes fortes resultados: Gourmet & Specialties +33,8%, Emerging Markets +11,0%, Outsourcing +4,5%. A Global Cocoa registrou um crescimento de volume positivo de +6,0%, em um ambiente de mercado desafiador e contínuo. A receita de vendas totalizou CHF 2.032,2 milhões, crescendo +14,0% em moedas locais (+14,3% em CHF) nos primeiros três meses em análise. O aumento foi impactado pelo ambiente inflacionário geral, que a Barry Callebaut administra por meio de seu modelo de preço de custo mais para a maioria de seus negócios.

Em média para o período de 3 anos de 2020/21 a 2022/23: crescimento de volume de 5 a 7% e EBIT acima do crescimento de volume em moedas locais, exceto grandes eventos imprevisíveis.
Volume de vendas no período de 3 meses 2019/20: 585.620 toneladas.
Fonte: crescimento de volume da Nielsen excluindo e-commerce – 25 países, setembro a outubro de 2021, dados sujeitos a ajustes para corresponder ao período do relatório da Barry Callebaut. Os dados da Nielsen refletem apenas parcialmente o consumo fora de casa e por impulso.

Perspectivas – No caminho certo para entregar as orientações de médio prazo

Olhando para o futuro, o CEO Peter Boone disse:

“Com nossa equipe forte e modelo de negócios aprimorado, estamos confiantes de que cumpriremos nossa orientação de médio prazo. Estamos bem posicionados para continuar nossa jornada de crescimento em um ambiente de mercado global que, como esperado, ainda está experimentando os efeitos do COVID-19, incluindo gargalos na cadeia de suprimentos e o impacto de um mercado de cacau desequilibrado.”

Marcos estratégicos

  • Expansão : Barry Callebaut fortaleceu sua posição na América Latina. Após o lançamento bem-sucedido de sua marca global de decoração Mona Lisa no Brasil, o maior mercado de decoração da América Latina, a Mona Lisa continuou sua expansão geográfica entrando no México, seu 50º mercado mundial , em novembro de 2021. A Mona Lisa oferece uma gama completa de produtos de alta qualidade. decorações de qualidade feitas com 100% de cacau de origem sustentável e está atendendo à crescente demanda por indulgência visualmente emocionante. Em outubro de 2021, a Godiva Japão foi pioneira no lançamento do Wholefruit Chocolate em seu Atelier de Godiva, apresentando aplicações de tabletes a chocolate quente. O Japão é um dos sete países selecionados para o primeiro lançamento do Cacao Barry Wholefruit Chocolate .
  • Inovação : Para aumentar ainda mais a visibilidade de sua marca Gourmet global Cacao Barry , a Barry Callebaut inovou ao patrocinar a série de grande sucesso da Netflix “School of Chocolate” , que está no ar desde novembro de 2021. Em dezembro de 2021, a marca de cacau da Barry Callebaut A Bensdorp inaugurou o reformado Centro de Excelência Masters of Cacao em Louviers, França. Acolhe clientes de todo o mundo que buscam aprofundar seus conhecimentos em cacau, explorar ainda mais a versatilidade do cacau e criar novas aplicações.
  • Sustentabilidade:  Barry Callebaut publicou em dezembro de 2021 seu quinto relatório de progresso da Forever Chocolate , marcando a metade do seu plano de tornar o chocolate sustentável a norma até 2025. O relatório mostra que o Grupo está escalando e fazendo parcerias para a mudança, executando projetos inovadores, apoiando as comunidades de produtores de cacau e gerando impacto mensurável no solo. Desde 2016, o Grupo reduziu sua intensidade de carbono por tonelada de produto em pouco mais de -17%. Além disso, a Barry Callebaut mapeou a localização geográfica e o tamanho de 394.305 (+42%) fazendas de cacau ativas , cobrindo 66% de sua cadeia de fornecimento direta. Seu monitoramento do trabalho infantile os sistemas de remediação cobrem agora 237 grupos de agricultores (+110%), incluindo 220.878 agricultores na Costa do Marfim, Gana e Camarões. Além disso, 43% dos produtos Barry Callebaut vendidos em 2020/21 continham cacau ou chocolate 100% sustentável . O relatório completo pode ser acessado aqui .
    Também em dezembro de 2021, das quase 12.000 empresas que foram pontuadas pelo Carbon Disclosure Project (CDP), a Barry Callebaut foi uma das 24 empresas de alto desempenho, garantindo um lugar na prestigiada ‘A List’ do CDP. Além de ser classificado por quatro anos consecutivos como líder global em clima do CDP com uma pontuação ‘A-‘ por seus esforços de redução do clima, o Grupo agora também está na ‘Lista A’ como líder em ação corporativa e transparência em desmatamento. O processo anual de divulgação e pontuação ambiental do CDP é amplamente reconhecido como o padrão-ouro de transparência ambiental corporativa.

Desempenho Regional/Segmento

Região EMEA – Forte início de ano
O volume de vendas na Região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) aumentou +13,8% para 286.296 toneladas nos primeiros três meses em análise. O crescimento orgânico do volume foi de +12,6%, excluindo a primeira consolidação da ECC em setembro de 2021. Embora o forte crescimento do volume no primeiro trimestre tenha sido alcançado em uma base de comparação baixa, superou claramente o mercado de confeitaria de chocolate subjacente (0,0%) 4 . O volume de fabricantes de alimentos acelerou ainda mais e alcançou um crescimento próximo de dois dígitos nos primeiros três meses do ano fiscal.
A aceleração foi liderada pelo impulso positivo contínuo na Europa Oriental, onde os contratos de terceirização estão aumentando. A forte recuperação do volume de Gourmet & Specialties continuou em toda a Região. A receita de vendas na Região totalizou CHF 921,5 milhões, um aumento de +19,4% em moedas locais (+18,9% em CHF).

Região Américas – Crescimento de volume positivo sustentado
Nos primeiros três meses do ano fiscal de 2021/22, o crescimento de volume positivo continuou na Região das Américas com um aumento de +1,7% para 164.860 toneladas. Este resultado, que está abaixo do mercado regional de confeitaria de chocolate (+5,4%) 5 , foi alcançado com base em uma forte base de comparação, uma vez que o crescimento do Grupo na Região foi mais resiliente durante a pandemia de COVID-19. O volume geral de fabricantes de alimentos permaneceu estável em relação ao comparador alto. Em Gourmet & Specialties, o forte crescimento de volume continuou em toda a Região. A receita de vendas totalizou CHF 521,1 milhões, um aumento de +9,0% em moedas locais (+10,5% em CHF).

Região Ásia-Pacífico – Acelerando o crescimento do volume
Na Região Ásia-Pacífico, o ritmo de crescimento acelerou ainda mais em +15,9% para 39.506 toneladas, devido a uma base de comparação baixa e em linha com o mercado de confeitaria de chocolate (+18,8%) 5 . O volume de fabricantes de alimentos acelerou para os teens baixos, apoiado por mercados-chave como Índia e Japão. O volume de Gourmet & Specialties continuou sua trajetória de crescimento de dois dígitos. A receita de vendas totalizou CHF 132,7 milhões, um aumento de +23,6% em moedas locais (+24,1% em CHF).

Cacau Global – Retorno ao crescimento positivo em ambiente
de mercado desafiador Com base no baixo comparador do ano anterior, o volume de vendas no Cacau Global voltou a crescer positivo em +6,0% para 119.386 toneladas. A receita de vendas aumentou +7,2% em moedas locais (+7,8% em CHF) para CHF 456,9 milhões. Os efeitos em cascata do COVID-19 de um mercado de cacau desequilibrado e os gargalos da cadeia de suprimentos continuaram a criar um ambiente desafiador.

Evolução dos preços das principais matérias-primas
Durante os primeiros três meses do ano fiscal de 2021/22, os preços do mercado terminal 6 para grãos de cacau flutuaram entre GBP 1.648 e GBP 1.888 por tonelada e fecharam em GBP 1.648 por tonelada em 30 de novembro de 2021. Em média, os preços dos grãos de cacau aumentaram +2,1% em relação ao trimestre do ano anterior. A previsão global de oferta e demanda de feijão para 2021/22 passou de superávit para déficit, como resultado de preocupações com o desenvolvimento das safras em Gana e expectativas de moagem recorde de grãos.
Açúcar – preços na Europa aumentaram em média +28,8% durante o período em análise, principalmente devido à safra ruim e ao baixo nível de estoque histórico. O preço do açúcar no mercado mundial aumentou em média +31,3% devido a uma safra brasileira substancialmente menor, enquanto a demanda permaneceu forte. O aumento foi amplificado pelos altos preços de energia e altos custos de frete recordes.
Os preços dos lácteos aumentaram em média +36,0% durante os primeiros três meses do ano fiscal de 2021/22. A demanda permaneceu vibrante, mas o principal fator para a alta dos preços foi uma oferta global de leite drasticamente reduzida, já que o aumento da inflação está pesando nos lucros dos agricultores.

Fonte: Barry Callebaut

 

 

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