O mercado de cacau desta segunda-feira (15) abriu a semana em alta. Segundo o analista de mercado, Thomas Hartmann, “a nova queda da cotação da libra esterlina, tanto contra o dólar quanto contra o euro, estimulou as compras da indústria ao tempo em que afastou as origens africanas, principalmente a Costa do Marfim, do lado vendedor do mercado”.
Ainda de acordo com o analista, a alta resultante induziu os operadores de opções na Bolsa de Londres a efetuar compras para cobrir posições que haviam sido deixadas em aberto na expectativa de uma queda dos preços.
Neste primeiro dia comercial da semana, “o contrato de Dezembro/16 em Nova Iorque fechou em alta de $34 cotado a $3015 no horário oficial e terminou o dia em $3020. O mesmo contrato em Londres subiu £39 para fechar em £2417 com o volume negociado de 19.260 contratos. O volume da sexta-feira da semana passada em Nova Iorque somou 25.092 contratos e provavelmente girou hoje em torno de 28.000.”, informou a coluna do especialista em commodities.
No mercado interno, os preços do produtor na Bahia também avançaram e fechou o dia em média a R$158,00/arroba. Fonte: Mercado do Cacau