Brasil será autossuficiente com cacau em 2024, diz especialista

O aumento da produção da safra 14/15 foi quase 25 mil toneladas a mais que a safra anterior e isto deixou os produtores de cacau satisfeitos. Mas, mesmo com a produção crescendo, e a expectativa desse número ser cada vez melhor, um economista e especialista no fruto acredita que o país só será autossuficiente na produção de cacau em 2024.

Ele diz que, se a produção nacional continuar crescente é possível que o Brasil alcance a autossuficiência em 2024, o que por um lado é importante para o fim das importações, por outro lado, o longo tempo pode continuar a “sufocar” os cacauicultores que estão sofrendo com as limitações de compra pela indústria.

Nos últimos dias a arroba do fruto está sendo comercializa em média a R$120,00 a arroba do fruto, valor abaixo do comercializado em bolsa, e aquém das expectativas do setor, além disto, devido as vendas de chocolate na Páscoa terem ficado abaixo do esperado, as indústrias ainda mantém um estoque grande de cacau processado e com isso, tem limitado as compras do fruto.

Um representante de compras informou que, devido a um período de seca que atingiu a região, fez com o temporão passasse por amadurecimento precoce, e chegasse antes do período previsto, e é por isso, que segundo ele, a indústria está limitando as compras.

No primeiro trimestre da safra 14/15 o clima foi favorável para a lavoura do cacau e no sul da Bahia a produção aumentou aproximadamente 19%, uma produção de três mil e novecentas toneladas, mas este crescimento, comparado a anos anteriores, foi de apenas 3%. Fonte: Mercado do Cacau 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *