A estimativa de safra de uma determinada cultura agrícola e o conhecimento de sua distribuição no espaço geográfico é imprescindível para o planejamento estratégico, oferecendo também subsídios para a formulação de políticas públicas e formação de preços nos mercado interno e externo. Pensando nisso, a Ceplac desenvolveu e disponibilizou para o produtor um programa gratuito de previsão de safra.
“É um aplicativo simples e de fácil manuseio, onde o agricultor, coletando os dados de forma correta, vai inferir a produção dele. O mesmo nós fazemos, nós coletamos os dados de 21 em 21 dias na região, os dados de frutos, todos os estágios de frutos, frutos pequenos, frutos grandes, frutos maduros e o modelo estima a produção”, afirma Lindolfo Pereira, pesquisador da Ceplac.
O sistema está disponível no site da Ceplac e, de acordo com o pesquisador, tem como objetivo contribuir para a precisão das informações e beneficiar todo o setor. O programa também visa trazer a família para um contexto de administração, além de promover uma interação da tecnologia com os agricultores, sindicatos, municípios e com o estado, através da apresentação de dados confiáveis.
Como fazer a contagem
No campo, a coleta de dados é realizada a partir da aplicação de um formulário simplificado, que deve ser impresso no próprio programa e precisa ser repetido a cada 21 dias na área escolhida. De acordo com Joilson Matos, técnico da Ceplac, a escolha das árvores ocorre de forma aleatória, para não prejudicar a amostra. “A primeira coisa que fazemos é a limpeza das árvores. Retiramos os frutos infectados um por um e anotamos o estágio do fruto, observamos o tamanho desse fruto e se ele está de podridão, de vassoura, se foi atacado por ratos, se foi furado por outro bicho ou se ele é um peco fisiológico”, explica.
Depois dessa limpeza, de acordo com Joilson, é realizada a contagem dos frutos, que são distribuídos em birros, frutos pequenos, médios, adultos e maduros. “Após a contagem desses frutos a gente observa informações sobre a área, se foi feita alguma roçagem, adubação, calagem, ou qualquer tipo de prática feita na área durante aqueles 21 dias”, conta.
Para garantir a eficácia do sistema é importante que os produtores compartilhem as informações com os sindicatos ou escritórios locais da Ceplac, a fim de socializar e ampliar a precisão da informação. Para baixar o programa, basta acessar o site da Ceplac.
Para assistir a matéria completa clique aqui.
Fonte: Mercado do Cacau