Os contratos futuros de cacau na ICE caíram acentuadamente na segunda-feira, depois de tentarem uma breve recuperação na sessão anterior, com os fundos retomando a liquidação de posições compradas.
O açúcar bruto também caiu após o vencimento do contrato de julho.
CACAU
* O cacau em Londres caiu 194 libras, ou 3%, para 6.170 libras por tonelada métrica, após ter fechado em alta de 3,7% na sexta-feira.
* O cacau londrino perdeu 18% de seu valor no último trimestre, depois de ter subido 129% no primeiro trimestre.
* O Rabobank disse que a deterioração da liquidez e as fortes vendas a descoberto exacerbaram os movimentos de preços após o retorno das tão esperadas chuvas ao segundo maior produtor de cacau, Gana.
* O cacau de setembro em Nova York caiu 5,7%, para 7.293 dólares a tonelada, depois de fechar em alta de 6,3% na sexta-feira. O contrato perdeu mais de 20% nas duas últimas semanas.
* Os especuladores de cacau da ICE de Nova York reduziram sua posição líquida comprada em 4.065 contratos, para 9.519, na semana até 25 de junho, segundo dados.
AÇÚCAR
* O açúcar bruto outubro caiu 0,07 centavo, ou 0,3%, a 20,23 centavos de dólar por libra-peso.
* As entregas de açúcar bruto no vencimento do contrato de julho totalizaram 21.277 contratos, ou quase 1,1 milhão de toneladas métricas, informou a ICE.
* Os negociantes disseram que, apesar de grande, a entrega foi menor do que a esperada, portanto, não muito “baixista” para o mercado.
* Eles observaram que as chuvas chegarão ao Brasil na próxima semana, o que pode melhorar a situação da safra.
* É provável que a Índia receba chuvas acima da média em julho, depois de ter recebido 11% abaixo da média em junho, informou o departamento de meteorologia, mantendo viva a possibilidade de maior produção.
* O açúcar branco de agosto caiu 2,1%, a 585,90 dólares por tonelada.
CAFÉ
* O café robusta fechou em alta de 56 dólares, ou 1,4%, a 4.067 dólares a tonelada.
* O Vietnã, maior produtor de robusta, exportou 902.000 toneladas métricas de café no primeiro semestre deste ano, uma queda de 10,6% em relação ao ano anterior, segundo dados do governo.
* O café arábica de setembro caiu 0,9%, fechando a 2,2485 dólares por libra-peso.
* Os negociantes citaram que a moeda brasileira fraca impulsionou fixação de preços em Nova Iorque pelos exportadores brasileiros.
Fonte: Investing