Sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes com seus produtos, principalmente quando falamos de qualidade e procedência. Por consequência, as empresas têm redobrado esse cuidado, buscando parceiros e fornecedores que atendam estes pré-requisitos, abrindo espaço para novas companhias.
A Gencau, empresa brasileira produtora de ingredientes derivados do cacau, vem se destacando no mercado por não abrir mão desses atributos desde o início da sua operação.
“Qualidade dos produtos e sustentabilidade, principalmente visando manter a floresta em pé e a melhoria da qualidade de vida dos produtores de cacau e da sociedade ao entorno, são questões inegociáveis aqui na Gencau”, afirma o CEO da empresa Adriano Sartori Pedroso.
Pedroso, que já tem uma longa e boa história dentro da cadeia do cacau com a sua antiga empresa JAF Inox, disse também que essa filosofia de trabalho tem aberto muitas portas, dentro e fora do Brasil. Além de já fornecer ingredientes de cacau para grandes indústrias de chocolate no Brasil, no mês de março a Gencau fará sua primeira exportação rastreada integralmente para a Europa.
Esses acontecimentos só são possíveis pelo trabalho realizado na compra de cacau, onde na empresa é chamado de originação. A Gencau tem seu próprio Código de Conduta e segue uma série de critérios ambientais e sociais para cadastro de fornecedores. Pelo sistema utilizado pela empresa, é possível rastrear cada lote de ingrediente, ou seja, é possível identificar a origem do cacau dentro de todos os produtos da Gencau.
Recentemente a empresa inovou em seu processo de compra e vem trabalhando num sistema nomeado de “Cerealista Credenciado”, com isso a Gencau tem rastreabilidade fiscal nível produtor mesmo comprando de repassadores. “Nossa missão é integrar todos os agentes da cadeia do cacau com legalidade, remunerando de forma justa e dando segurança, principalmente ao nosso cliente”, explica Lucas Cirilo, Diretor de Sustentabilidade e Marketing.
Esse trabalho tem chamado a atenção de muitas indústrias, tanto que a Gencau já tem negociado com uma gigante multinacional a venda de mais de 2.000.000 de kg de cacau totalmente rastreado para o ano de 2023.