Percentual foi calculado para os produtos que no mês anterior ficaram abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo federal
Neste mês de março, os agricultores familiares que produzem babaçu, borracha natural, cacau, cana-de-açúcar, feijão caupi, trigo e triticale terão descontos automáticos no pagamento de financiamentos obtidos pelo Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar (Pronaf).
O percentual do desconto é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os produtos que no mês anterior ficaram abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo federal. Os descontos foram calculados com base nos preços do mercado de fevereiro, e têm validade entre 10 de março e 9 de abril.
No Tocantins, o babaçu terá desconto de 57,43%. No Pará, de 55,85% e no Maranhão, de 45,78%. Já o cacau terá bônus de 19,31% no Amazonas e o feijão caupi, 5,26%. Outros Estados brasileiros também foram beneficiados.
O levantamento dos preços praticados nas principais praças de comercialização da agricultura familiar é feito mensalmente pela Conab com base na lista definida uma vez ao ano pela Secretaria da Agricultura Familiar, órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Fonte: Agência Brasil