Cacau vai valer ouro, dizem especialistas

 

Com o chocolate aparecendo em todas as composições, desde a pipoca até a vodka, é possível que o doce começe a custar cada vez mais caro, dizem alguns especialistas. 

 

O fato pode ocorrer devido tanto pela procura do doce, quando pela escassez da matéria-prima – o cacau. Não é segredo que as mudanças climáticas estão causando a superpopulação e a escassez de água em todo o mundo. Parte do Brasil está enfrentando as piores secas dos últimos 80 anos, na Califórnia o abasteceimento de água está se esgotando rapidamente, na Austrália as reservas de água estão secando e a Cruz Vermelha já alerta para uma iminente "catástrofe de água" no Oriente Médio. 

 

E quando a gente observa que para produzir uma barra de chocolate de 100 gramas é necessário 1.700 litros de água, observamos também a necessidade deste recurso que é muito importante em todo o mundo. 

 

Os preços do cacau também estão subindo, com o custo de grãos crescendo por quase dois terços desde 2012. No ano passado um relatório emitido pela Barry Callebaut, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo, acendeu a discussão, quando apresentou números preocupantes, estimando uma possível "escassez de chocolate até 2020". 

 

Com os olhares da impresa voltado para o fato, levantou-se a problemática, até que, Michael Segal, garantiu não passar de um mal entendido, e que teremos chocolate sempre. 

 

O fato é que com a crescente demanda, não há como negar que o mercado de chocolate irá mudar. De acordo com especialista, o mercado de produtos de chocolate, globalmente vale 80 milhões de dólares. Atualmente 3,5 milhões de toneladas de cacau são produzidas a cada ano, um número que poderá aumentar em mais de um milhão de toneladas nos próximos cinco anos. A demanda já está superando a oferta, e é esperado um aumento de 30% em 2020. Junte a isso, o aumento da riqueza e o gosto por chocolate de países como a Índia e o crescimento na China. 

 

Em resposta à cara mudança do mercado de chocolate, dois chocolatiers e pesquisadores, Morgana Gaye e Paul A. Young , iniciaram o desafio de descobrir o futuro deo chocolate. 

 

Como parte de uma demostração e degustação em uma sessão para convidados, em Londres, eles apresentaram um mundo em que o cacau o mesmo que o ouro e os doces são obras de arte, tendo jóias como decoração. 

Uma série de criações foi apresentada no evento, afim de, demostrar o futuro do doce, apontando também a diminuição do açúcar na composição e o aumento do teor de cacau. Com informações do Munchies

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Sinara Tanure disse:

    Quais a cidades q esse serviço atende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *