Um grupo de produtores, que lutam em favor do cacau, estão organizando o próximo encontro do grupo que acontecerá na próxima quinta-feira (27), no Salão Paroquial, município de Itajuípe, à partir das 8h, para discutir e unificar as principais demandas do setor, afim de que, possam encaminhar ao governo documentos que cobrem uma efetiva participação dos administradores em favor da cultura do cacau.
Os encontros já acontecerem em Ilhéus, Ipiaú e Gandú, e o intuito do grupo é que o maior número de produtores possa participar do movimento, em diversas regiões que produzem o cacau no Estado, para que aumente a visibilidade da cultura no cenário nacional.
Atualmente a cultura do cacau tem sofrido, entre outros, com o deságio no preço de compra por parte da indústria, que segundo os organizadores do movimento, o prejuízo já chega a R$ 350 milhões apenas neste primeiro semestre de 2015.
O movimento que está sendo chamado de “Somos todos cacau”, visa também a extinção do sistema aduaneiro Drawback (permite que as indústrias importem cacau em amêndoas com isenção fiscal e com um prazo de dois anos para industrializar e exportar), pois acreditam que o país, não precisa mais importar o produto, uma vez que, a produção nacional é suficiente para suprir a necessidade do parque industrial moageiro. Fonte: Mercado do Cacau
Atualizada 10:47