Iniciativa busca fortalecer sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau por meio de capacitação, assistência técnica, boas práticas agrícolas e incentivo ao empreendedorismo
Promover prosperidade na cadeia de cacau e oferecer produtos de qualidade ao mercado por meio do aprimoramento da atividade dos produtores é a missão do Cargill Cocoa Promise, iniciativa que em 2025 alcançou a marca de 12 mil produtores beneficiados no Brasil. Na Bahia, um dos estados que têm recebido ações do programa, o volume de cacau produzido por agricultores familiares engajados aumentou em 50%.
Iniciado em 2012, o Cargill Cocoa Promise tem desenvolvido ações de assistência técnica, capacitação, boas práticas agrícolas e incentivo ao empreendedorismo rural, com foco nos cacauicultores. Ao longo dos anos, o programa foi sendo aperfeiçoado, passando a concentrar esforços em questões estruturantes que também são prioritárias pelos produtores rurais, como o acesso a mão de obra regularizada e especializada.
“A falta de mão de obra especializada e regularizada para a cacauicultura é obstáculo para muitos produtores aplicarem práticas agrícolas no momento ideal”, destaca Paula Santana, coordenadora de Coordenadora de Desenvolvimento de Produtores da Cargill. Uma das ações encampadas para modificar esse cenário, como parte do Cargill Cocoa Promise, é o projeto Grandes Produtores, lançado em 2024.
Na fase piloto atual, essa iniciativa já abarca 957 hectares de cacau, distribuídos em cinco propriedades na Bahia, totalmente manejados por mão de obra especializada, com supervisão da Cargill, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. A Cargill garante a compra de todo o cacau produzido nas fazendas engajadas e oferece condições para que a melhoria do manejo traga um incremento de 100% na produção.
Uma das diretrizes do Grandes Produtores é fazer com que os produtores sigam numa trilha de evolução permanente, com independência. “Nosso objetivo é impulsionar a produção de forma sustentável, sem criar dependência de projetos. À medida que os produtores evoluem, eles passam a conduzir suas atividades de forma autônoma”, observa Paula Santana.
Produção familiar
Outro tema que vem sendo abordado pelo Cargill Cocoa Promise são os mais de 2 mil pequenos produtores familiares, localizados em 100 municípios do Pará, Rondônia, Bahia e Espírito Santo. Desde 2023, esse importante elo da cadeia do cacau tem recebido apoio da Cargill. Um exemplo disso é o Aliança Cacau. Os 30 cacauicultores incluídos na primeira fase do projeto, que oferece assistência técnica, já alcançaram aumento de 50% de produtividade nos lotes beneficiados.
Na fase atual, o Aliança Cacau atende 200 produtores rurais na Bahia, em parceria com Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), na região de Ituberá (BA). Nos próximos três anos, esses cacauicultores receberão assistência técnica para melhoria na gestão das propriedades e terão acesso a fertilizantes por meio de barter (troca de produtos agrícolas por insumos) com a Cargill. Para a Coopafbasul, o Aliança Cacau vai oferecer apoio à gestão e à formação de corpo técnico próprio.
“O Cargill Cocoa Promise representa nosso compromisso com a transformação da cadeia do cacau. Vemos os resultados concretos dos nossos esforços por meio de projetos e iniciativas em campo, que impulsionam a evolução da gestão das fazendas, aprimoram as práticas agrícolas e fortalecem a relação com o meio ambiente onde o cacau é cultivado”, avalia Erica Pereira, gerente de Operações Sustentáveis da Cargill no Brasil e na Argentina.
Com iniciativas como o Cargill Cocoa Promise, a Cargill reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da cadeia do cacau no Brasil. Os pilares do programa estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Saiba mais sobre o Cargill Cocoa Promise em: acesse o site