Tem início, no dia 6 de abril de 2021, na modalidade híbrida, on-line e presencial, o Programa de Formação Profissional, que promete atender às expectativas dos futuros profissionais empreendedores em chocolataria.
Para o ano de 2021 a Castelli Escola de Chocolataria preparou uma nova proposta do seu Programa de Formação Profissional em Chocolataria. Todos os conteúdos, metodologias, práticas e vivências pensados, promovem a construção de conhecimentos, o desenvolvimento das habilidades e a formação das atitudes pertinentes ao profissional em chocolataria. Um novo ano, um novo formato, e a essência, os valores, as referências profissionais e o entusiasmo em fazer parte dos sonhos de tantos profissionais seguem impressos na marca da Escola.
Com um corpo docente composto por profissionais renomados nacional e internacionalmente e uma proposta formativa inovadora, que traz aulas on-line ao vivo, práticas presenciais nos laboratórios da Escola e vivências em fazendas de cacau, a Castelli Escola de Chocolataria propõe uma formação de ponta. Prova disso são os vários profissionais já formados pela Escola que hoje têm suas marcas de chocolates, algumas já premiadas nacional e internacionalmente, ou que atuam na cadeia produtiva do cacau e do chocolate, assumindo funções de destaque. A citar, Ana Ruzzarin, que recebeu em novembro último o ouro na categoria chocolate com inclusão pela The Chocolate Alliance Awards 2020, prêmio americano. No site da Escola se podem ver estão muitos outros cases.
A área da chocolataria vem ganhando um espaço cada vez mais destacado e promissor. Estamos diante de um novo cenário gastronômico e turístico impulsionado pelo cacau e chocolates brasileiros. A exemplo, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, que foi eleita capital nacional do Chocolate em 2020, tendo o chocolate como o seu principal produto turístico; a cidade Ilhéus, na Bahia, que promove o turismo de experiência com a oferta das Rotas do Cacau; as mais de 100 marcas de chocolates nacionais que surgiram nos últimos cinco anos, feitas por chocolate makers e chocolatiers, a partir de amêndoas de cacau brasileiro.
O chocolate vive uma trajetória que o vinho, a cerveja e o café já fizeram. Vivemos no país do cacau, mas foi apenas nesta última década que foi possível a valorização desse produto nacional, e paixão internacional, que é o chocolate. Graças ao avanço na qualidade das amêndoas de cacau incentivadas pelos órgãos competentes, o cacau brasileiro vem ganhando espaço em receitas de chocolates mundo a fora. As regiões produtoras de cacau no Brasil, como Pará, Bahia e Espírito Santo, estão se reinventando. A melhoria no cacau, nas fazendas, no chocolate, tudo isso aumentou a autoestima e a qualidade de vida de produtores de cacau, fazendo com que surgisse um novo momento de venda de amêndoas de cacau e o crescimento das rotas turísticas do cacau nas fazendas dos produtores. Uma nova economia no setor do turismo.
A Castelli Escola de Chocolataria, lançada em 2012, foi um marco no Brasil por ter sido a primeira escola de chocolataria a apresentar um programa de formação que ensina o aluno a fazer chocolate desde a escolha da amêndoa de cacau, a modelagem final do chocolate até a gestão do seu negócio.
Muitos novos empreendedores surgiram desde então. A Escola faz parte da história do cacau e do chocolate brasileiros, assim como da transformação da vida de muitas pessoas que migraram para o mundo do chocolate, tendo em vista esse novo negócio apresentado, possível e em significativo crescimento no Brasil e no mundo.
“Existe um mercado para novos profissionais, de um novo nicho, os chocolate makers, os chocolatiers, responsáveis por colocar no mercado no comércio um novo produto: o chocolate feito a partir da amêndoa de cacau, num processo de produção que utiliza poucos ingredientes, massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar, preserva os aromas e sabores originais dessa amêndoa no chocolate e que promove a cadeia produtiva de forma justa e sustentável”, coloca Silvana Castelli, diretora da Escola.
O Programa de Formação Profissional integra o curso de Formação e Gestão em Chocolataria Profissional com 366 horas; o Formação Profissional em Chocolataria, com 220h; e o Chocolataria da Amêndoa à Barra, com 88h.
Interessados em empreender ou atuar na área promissora da chocolataria pode entrar em contato com a Castelli Escola de Chocolataria pelo e-mail relacionamento@castelliescolachocolataria.com.br, pelo whatsApp 54 99629-1474.
Nas redes sociais @castelliescolachocolataria e no site www.castelliescolachocolaria.com.br estão essas e outras informações da Escola.
O que: Programa de Formação Profissional em Chocolataria
Cursos:
• Formação e Gestão em Chocolataria Profissional, com 366 horas
• Formação Profissional em Chocolataria, com 220h
• Chocolataria da Amêndoa à Barra, com 88h.
Modalidade: Híbrida, parte on-line ao vivo, parte práticas presenciais
Aulas:
• on-line ao vivo: 3 aulas semanais, das 19:20 às 22:20, com intervalo de uma semana a cada
3 semanas.
• Práticas presenciais: 2 semanas de práticas presenciais na sede da Escola em Canela/RS e 1 semana em Ilhéus/BA, opcional. Intervalo mensal entre as semanas.
Inscrições: abertas
Início das aulas: 6 de abril de 2021