Ceará foi destaque na produção de cacau em 2023

Em 2023 o Ceará foi destaque nacional na produção de cacau, com 44 toneladas produzidas no Estado. Esse resultado, segundo Odílio Coimbra, assessor da Presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), é devido às condições climáticas propícias e áreas favoráveis para o cultivo.

O assessor acrescenta dizendo que o Estado possui temperaturas ideais para o plantio do cacau. Na avaliação dele, o plantio do fruto deve gerar uma grande receita para o Estado nos próximo anos. Ele acredita que em dois anos o Ceará será um pólo significativo na produção do cacau, gerando até três empregos por hectare plantado. As cidades que mais se destacam no cultivo são Bela Cruz, Quixeré e Russas, com uma produção de nove toneladas de cacau de sequeiro.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil já foi líder global na exportação de cacau. No entanto, agora ocupa a sétima posição na produção mundial, devido a fatores como estiagens, queda nos preços e a disseminação da “vassoura-de-bruxa”, fungo que afeta os cacaueiros, principalmente nas lavouras baianas, que ainda se recupera das perdas socioeconômicas.

Mesmo ainda em processo de recuperação, especialistas e produtores acreditam na retomada da cadeia produtiva do cacau no País, através de investimentos em pesquisas, melhorias nos processos produtivos e tecnologias pós-colheita. Através da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), novas tecnologias para aumento da produtividade do cacau vêm sendo desenvolvidas, incluindo o manejo da lavoura, sistemas de fertilização e fertirrigação, além da melhoria genética com o uso de sementes híbridas e clones de alta produtividade resistência a pragas,

De acordo com a Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), o setor representa mais de 4 mil empregos diretos e indiretos e é um dos elos de uma cadeia de mais de 120 mil pessoas, incluindo produtores rurais e indústrias de chocolate. No total, é estimado que esse setor gere R$ 23 bilhões anuais para a economia brasileira.

Fonte: ANC

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *