O Cocoa Quarantine Centre International (ICQC) foi inaugurado na Universidade de Reading, onde o cacau é mantido por dois anos antes de ser enviado para 20 países ao redor do mundo.
O trabalho do centro tem sido considerado como vital para assegurar que o cacau permaneça livre da doença e possa ser usado em programas de melhoramento, afim de, fazer novos tipos de chocolate, com maior resistência.
Professor Paul Hadley, que lidera o programa de cacau, disse: "O trabalho e a pesquisa realizados na universidade nunca foram tão importantes, quanto agora que a demanda por cacau está crescendo, particularmente em países como a China , onde a economia é crescente e as pessoas estão aumentando o gosto para alguns destes produtos de confeitaria.
"Na América do Sul e Central, o centro de origem de cacau, doenças graves, como a vassoura-de-bruxa, teve um grande impacto sobre a produção comercial. Se essas doenças se espalharem para outras regiões produtoras de cacau como o oeste da África, seria absolutamente devastador para a indústria. Portanto, a circulação segura de cacau via ICQC é de suma importância", declarou.
Guisell Morales-Echaverry, o embaixador da Nicarágua para o Reino Unido, disse: "Apesar de a Nicarágua só produzir 4.000 toneladas de cacau a cada 12 meses, nós estamos buscando dobrar a produção nos próximos anos. A Cocoa Quarantine Centre Internacional irá garantir que a nossa produção esteja livre de ameaças e crescente, para que possamos passar a produzir o chocolate. Nicaragua espera desenvolver uma forte parceria com o centro da Universidade de Reading", afirmou.
Loke Fong Han, economista sênior da Organização Internacional do Cacau, disse: "A minha visita foi muito interessante, especialmente vindo de uma organização em que ouvimos os desafios enfrentados pela indústria mundial do cacau. O trabalho do centro de quarentena é vital. Em vez de transferir cacau entre os países, temos esta circulação segura do material através do centro de quarentena que é livre de pragas e doenças. Este de grande valor para o setor", concluiu. Informações da Uk News