Cesol firma parceria com município de Itacaré em prol da economia solidária

Município terá feira de economia solidária em janeiro de 2025

Uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (4), na secretaria municipal de Turismo de Itacaré resultou em uma parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul para a realização de uma feira de economia solidária em janeiro do próximo ano. A iniciativa de fomento à economia solidária ocorrerá na praça das Mangueiras.

A feira promete reunir produtores e produtoras da economia solidária apoiados pelos Cesol no território Litoral Sul da Bahia, proporcionando um espaço de comercialização, troca de experiências e fortalecimento do setor – uma oportunidade ímpar para promover a produção dos empreendimentos econômicos solidários de Itacaré e região.

A reunião de apresentação do projeto contou com a presença do atual Prefeito, Antônio de Anízio, e do Prefeito eleito, Nego de Saronga, além da coordenadora geral do Cesol Litoral Sul, Bárbara Aragão, e do coordenador de articulação, Gilson Costa. Quem também participou foi o secretário de Turismo, Marcos Japu, e o diretor de Promoções Turísticas, Marcelo Diaz.

“Este projeto visa aproveitar o período de alta temporada em Itacaré para promover a aproximação de artesãos e produtores da economia solidária com o consumidor local e os turistas, possibilitando trocas de saberes e divulgação dos produtos para o fortalecimento da comercialização e geração de renda para os empreendimentos econômicos solidários.”, ressalta Bárbara Aragão.

De acordo com a comissão organizadora, além da geração de renda, a iniciativa promoverá a integração comunitária e a valorização das iniciativas locais. Articulador da ação, o secretário de Turismo, Marcos Japu, possui experiência em desenvolvimento territorial, economia criativa e solidária e agricultura familiar.

“Esta atividade, à qual me sinto muito confortável em colaborar, destaca o esforço conjunto entre setores públicos e projetos solidários, como também o envolvimento da sociedade civil e da iniciativa privada para promover o desenvolvimento econômico e cultural da região, de forma articulada com o trade turístico. Será apresentado um cardápio de itens produzidos pela agricultura familiar e economia solidária de Itacaré e do Litoral Sul da Bahia, fortalecendo ainda mais a economia local.”, destaca Marcos Japu.

O Cesol

Os Cesols são equipamentos públicos e parte integrante da política pública de economia solidária da secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia -Setre. Por meio dos Cesols, associações, cooperativas e grupos socioprodutivos são acompanhados e participam de formações e orientações técnicas para o aprimoramento de sua produção com foco no acesso a mercados, geração de renda e troca de saberes. O Cesol incentiva e apoia empreendimentos na participação de feiras e eventos para fomentar a economia solidária e promover o trabalho de artesãs e produtores da agricultura familiar e economia solidária.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *