Em Belém, chef paulista participa de festival internacional dedicado à iguaria.
A diversidade de sabores da Amazônia, que constituem a base da gastronomia autêntica e criativa presente em nossa região, despertou o interesse de um chef de cozinha paulista especializado no trabalho com os doces, especialmente com o chocolate, que chama a atenção pelo visual e sabor inconfundível.
Abner Ivan já foi premiado em Portugal e está em Belém para participar de um festival internacional dedicado ao chocolate. Ele conta que a paixão pelas receitas surgiu há cinco anos, quando resolveu transformar o hobby de pinturas em telas e esculturas em obras gastronômicas.
"Me aprofundei mais na área de confeitaria fina, que requer conhecer um pouco de chocolate para finalização e decorações, e comecei a me aprofundar mais na área de chocolate", revela.
O chef desenvolveu uma receita especial e inédita para o É do Pará, que combina a rusticidade do chocolate amargo, rico em cacau, produzido no nosso estado, com a acidez do bacuri e toque delicado das castanhas do Pará: o brigadeiro gourmet de bacuri com castanha do Pará.
“A ideia de usar o bacuri foi do pessoal local. Eu já conhecia alguma aplicação na confeitaria”, justifica.
Ingredientes
Para o brigadeiro:
1 caixinha de creme de leite
1 lata de leite condensado
100 gramas de polpa de bacuri
200 gramas de chocolate 70% cacau (pode ser comprado em lojas especializadas)
Para o creme de caramelo com castanha do Pará:
100 gramas de açúcar
100 gramas de creme de leite
50 gramas de castanha do Pará tostada no forno e triturada
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o creme de leite, o leite condensado e o chocolate. Leve ao fogo médio, aqueça rapidamente e adicione a polpa de bacuri. Se quiser que o doce fique no ponto de “brigadeiro de colher”, assim que começar a ferver, já está pronto. Mas se optar pelo ponto de brigadeiro tradicional, cozinhe até a massa desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar.
Para preparar o caramelo de castanha do Pará, despeje o açúcar em uma panela, em fogo médio, e derreta, mexendo sempre para não queimar. Adicione o creme de leite e, por último, a castanha do Pará. Reserve.
Com a consistência cremosa, o brigadeiro é servido em copinhos, e para facilitar a montagem, use um saco de confeitar.
Faça a primeira camada com o creme de caramelo, depois coloque o brigadeiro de bacuri. É possível usar a castanha do Pará para decorar a doce. Porém, se preferir os brigadeiros comuns, basta enrolar e cobrir com a castanha triturada.
O chef Abner ainda dá um toque especial à receita:
"Agora é finalizar com uma plaquinha de chocolate feita com corante comestível para chocolate e manteiga de cacau", conclui. Fonte: G1