Com a chegada da Páscoa o que não pode faltar é o chocolate, seja ele ao leite, amargo ou o branco. O doce é irresistível, tanto aos humanos quanto aos pets. Porém, apesar de parecer inofensivo, a veterinária Juliana Sonoda, de Itapetininga (SP), explica que o chocolate possui uma substância que pode intoxicar os cães e levá-los à morte.
“O chocolate possui a teobromina, que para nós não faz mal, porém aos animais, principalmente os cães, essa substância é tóxica, o que nos casos mais graves, pode causar a morte”, explica ao G1.
Segundo a veterinária, o primeiro sinal de intoxicação por causa do chocolate é o vômito. Porém, cada animal reage de uma maneira. (Confira os sintomas abaixo).
“Tudo depende da quantidade de chocolate que o animal consumir. Mas ele pode apenas vomitar, como ter uma úlcera ou nos casos mais graves até morrer. O importante é não dar chocolate a eles”, afirma.
Ainda segundo Juliana, quanto maior for a concentração de cacau no chocolate, mais tóxico ele será aos animais. Ou seja, o chocolate amargo é mais perigoso aos pets, mas isso não significa que o branco não irá intoxicar o bichinho.
“Para evitar esses casos de intoxicação por causa da teobromina foi desenvolvido um chocolate para cães. Ele é muito parecido com o chocolate que consumimos, porém não tem essa substância prejudicial a eles”, conta.
Fonte: G1