Para ter uma vida equilibrada e saudável não é preciso abrir mão de algumas gostosuras. Acredite, dá até para incluir na alimentação um dos doces preferidos dos brasileiros: o chocolate.
Mas não é qualquer marca ou opção disponível no mercado. Fuja das barras e bombons repletos de açúcar e gordura e aposte nos chocolates funcionais, uma alternativa gostosa e saudável que tem conquistado cada vez mais pessoas.
CHOCOLATE FUNCIONAL: O QUE É
O chocolate funcional é produzido com ingredientes naturais, ricos em nutrientes que dão um sabor especial e ainda ajudam a prevenir doenças. Também são livres de gorduras trans e aditivos químicos (como conservantes e aromas artificiais) e têm, no mínimo, 50% de cacau, fruto rico em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes como os polifenóis, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do organismo, além de auxiliar no controle da pressão arterial, dentre diversos outros benefícios. Ou seja, além de matar a vontade de comer doce, o chocolate funcional ainda ajuda a melhorar a saúde e a qualidade de vida. “Com todos seus benefícios para a saúde, ele pode fazer parte de uma dieta de emagrecimento sem comprometer a balança, já que seus nutrientes vão auxiliar no equilíbrio do organismo, mas vale lembrar que mesmo sendo saudável, o ideal é consumir um pequeno pedaço ao dia, cerca de 30g”, explica a nutricionista Carolina Favaron.
VEJA OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE FUNCIONAL
Possui ação antioxidante
Ajuda a combater a TPM
Melhora a qualidade do sono
Possui ação energética
Auxilia na recuperação pós-treino
Existem diversos tipos de chocolate funcional: chocolates sem glúten, que podem ser consumidos por pessoas celíacas; sem lactose, ideais para quem tem intolerância alimentar; e chocolates isentos de açúcar, indicados para diabéticos. Fonte: Natue