A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (27), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Ministério da Agricultura, para debater os custos de produção na atividade cacaueira dentro do Projeto Campo Futuro.
O coordenador do Campo Futuro, Thiago Rodrigues, e a assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura, Letícia Fonseca, falaram sobre o levantamento dos custos no Pará e na Bahia, principais estados produtores. Neste ano, foram feitos três painéis, em Ilhéus (BA), Eunápolis (BA) e Altamira (PA).
“Os levantamentos do Campo Futuro retratam a flutuação nos preços e margens econômicas da atividade, indicando momentos de atratividade e outros de margens mais restritivas, o que ressalta a importância da gestão econômica da atividade”, explicou Rodrigues.
“Os painéis de cacau foram realizados em maio, mês que apresentou bons preços para a cultura. É importante avaliar a flutuação dos preços e o impacto nas margens”, completou Letícia.
A reunião teve a participação de representantes da indústria moageira e de derivação, produtores, instituições de pesquisa e governo. No encontro, também foram debatidos temas de desenvolvimento da cadeia, como a consulta pública para o Programa Carbono+ Verde, do Mapa.
Fonte:CNA