A primeira reunião da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Ministério da Agricultura (Mapa), sob a gestão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ocorreu na quarta (11), em Brasília.
No encontro foram discutidos temas relevantes para a cacauicultura brasileira, como acesso ao crédito, estatísticas do setor, defesa sanitária vegetal e sustentabilidade da produção no país.
De acordo com o presidente da Câmara e representante da CNA nas discussões, Milton Andrade, algumas demandas do setor precisam do apoio da iniciativa privada e do governo para que avancem.
“Devido à diversidade de assuntos, nós organizamos os debates em grupos. Um deles, por exemplo, vai tratar da possibilidade de criação de um fundo para o financiamento das iniciativas do setor”, disse.
Com relação ao crédito, o colegiado discutiu sobre os problemas que afetam as regiões produtoras, como a inadimplência e a deficiência de assistência técnica para a contratação de financiamento.
O Plano de Contingência de Monilíase do Cacaueiro e o registro de defensivos agrícolas para as principais pragas da cultura também foram assunto da reunião. No debate, o coordenador de Produção Agrícola da CNA e consultor técnico da Câmara Setorial, Maciel Silva, pontuou as iniciativas que estão em andamento em relação ao tema.
Segundo Maciel, em uma ação coordenada, a Confederação e demais entidades têm buscado a organização do setor para o levantamento de demandas para as minor crops (pequenas culturas). “Nós estamos estimulando a cadeia produtiva do cacau a ampliar sua participação nessas discussões”, afirmou Silva.
A reunião contou com a participação do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Guilherme Moura. Fonte: CNA
0 Comments
Mandei um whatsapp ontem a noite com fotos e vídeo fala do prefeito se exibindo nas ruas do Nelson costa paraguai dizendo ele que fez as ruas sendo que quem estava fazendo as ruas era o povo tirando o dinheiro de sua mesa do do seus filhos do nosso suor para que possamos sair na rua sem pisar no barro vermelho agora no final da obra vem este prefeito filmar e dizer que foi ele quem fez esta certo isso Tabuleiro estou revoltada com esta situação eu e meus vizinhos bancamos nossas ruas eu mesma tirei do meu bolso R$ 1.260 para que possamos sair da lama me diga se e certo esse Mario Alexandre vir tira onda com nossa cara