Cocoa Life: conheça o programa de sustentabilidade do cacau da Mondelēz no Brasil e no mundo que virou série no Globoplay

Quase 5 milhões de toneladas anuais de cacau são produzidas no mundo. No Brasil, o sul da Bahia é uma das regiões em que as plantações do fruto compõem a paisagem das cidades e geram renda e progresso para as famílias e comunidades locais.

Mesmo deixando de ocupar a liderança na produção do cacau, em decorrência de problemas no cultivo como a chegada da praga vassoura-de-bruxa na década de 1980, o Brasil ainda ocupa o 6º lugar no ranking entre os países que mais produzem o fruto em todo o mundo.

Programas de sustentabilidade do cacau como o Cocoa Life da Mondelēz, apoiado por Lacta, trabalha de mãos dadas com os produtores, apoiando e criando oportunidades sustentáveis para toda a cadeira de fornecimento do cacau no país, têm acelerado a produtividade, gerando às comunidades locais acesso a novas e inovadoras técnicas no processo produtivo, novas oportunidades de financiamento e, acima de tudo, boas práticas de agricultura e preservação do meio ambiente.
 
“O Cocoa Life, principal programa de sustentabilidade da Mondelez International, promove preservação, reflorestamento e manejo adequado da Floresta Amazônica e Mata Atlântica. O objetivo primordial do programa é garantir que todo o cacau utilizado em nossos produtos seja produzido de forma sustentável. Mas, além do cultivo, temos outras grandes vantagens aqui no país: uma delas é a nossa parceria com universidades e institutos de pesquisa que desenvolvem e compartilham tecnologias para o aumento da qualidade e da produtividade das lavouras, impactando diretamente o cenário econômico e social das famílias agricultoras do cacau e de suas comunidades. Outra vantagem é que, por meio do plantio local, substituímos a importação e reduzimos a pegada de carbono”, explica Liel Miranda, presidente da Mondelēz Brasil
A multinacional aposta nas diferentes frentes do projeto para alcançar uma cadeia produtiva ainda mais sustentável, no Brasil e em mais cinco países produtores de cacau apoiados pelo Programa Cocoa Life: Gana, Costa do Marfim, Indonésia, Índia e República Dominicana.

Hoje, 70% da demanda global de cacau para chocolate da Mondelēz já é suprida pelo Cocoa Life, mas a meta é chegar a 100% até 2025.

Sustentável e social lado a lado
Para que a barra de chocolate chegue até o consumidor carregando não só muito sabor, mas também um cacau 100% sustentável, a Mondelēz estruturou o Programa Cocoa Life em três pilares.
 
O primeiro deles garante o cultivo sustentável e de qualidade, aumentando a produtividade e, consequentemente, trazendo renda digna aos produtores. O segundo foca o lado social, fomentando a capacitação em práticas e técnicas que impulsionam o desenvolvimento e o sustento familiar e apoiam o acesso à educação de qualidade. Já o terceiro pilar do programa incentiva a proteção e a restauração da terra e da floresta onde o cacau é produzido, em parceria com a comunidade.

Para entender como tudo isso ocorre na prática, é só assistir à série “Cocoa Life: O futuro está em cada pedacinho”, apresentada por Rodrigo Hilbert e disponível com exclusividade no Globoplay, de forma gratuita.

“É a primeira vez que uma marca de chocolates retrata dessa forma, tão humana, a cadeia do cacau no Brasil. Queremos proporcionar aos telespectadores uma imersão completa nessa iniciativa, destacando os avanços significativos que o programa, apoiado por Lacta, tem feito na construção de uma cadeia de suprimentos de cacau mais produtiva e sustentável”, comenta Alvaro Garcia, vice-presidente de Marketing da Mondelēz Brasil.

Conhecimento compartilhado com todos
Em terras brasileiras, o Cocoa Life existe desde 2012 e tem mais de 1,5 mil produtores cadastrados no Pará, na Bahia e no Espírito Santo.
 
Já foram investidos mais de R$ 15 milhões em pesquisa e inovação só no Brasil. Uma das iniciativas lançada há oito anos é a Renova Cacau, uma linha de pesquisa científica sobre o cacau brasileiro desenvolvida pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA).

“O foco é a renovação da lavoura com consequente aumento de produtividade, desenvolvendo e ensinando aos agricultores e suas comunidades técnicas de manejo ambientalmente corretas e mais rentáveis. Um dos pontos de maior destaque é que todo o conhecimento científico é compartilhado com a população, não só com os produtores cadastrados no Cocoa Life”, ressalta o presidente da Mondelēz Brasil.

Para o futuro do Programa, há a previsão de investimento de mais de US$ 1 bilhão em pesquisa, inovação e sustentabilidade ambiental em todo o mundo. Os recursos serão utilizados em assistência técnica, capacitação em boas práticas de gestão e de consciência de gênero, suporte à regularização ambiental das propriedades e monitoramentos, entre outras demandas das comunidades produtoras, como as do sul da Bahia que o apresentador Rodrigo Hilbert conheceu.

Fonte:G1

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *