COMENTÁRIO DIÁRIO DO CACAU – 2/05/2024.
A alta no valor das margens de garantia do cacau (atualmente $ 23.133/ctr) forçou indiscriminadamente muitos participantes a saírem de suas posições provocando a queda brutal no número de contratos em aberto, extrema volatilidade e movimentando desproporcionalmente o preço para ambos os lados. Atualmente, o “open interest” de Nova Iorque é minúscula, cerca de 240 mil ctrs, a menor histórica dos tempos modernos.
O mercado registrou nesta manhã nova baixa do movimento, mas pode se dizer que foi uma baixa ordenada e não pânico como vimos no início da semana. Parte da queda recente se deve a indicações de que empresas comerciais estão adiando suas compras para a próxima temporada.
Fontes da indústria reportaram à Reuters que a Costa do Marfim e Gana não têm grãos disponíveis para cumprir cerca de 500 mil toneladas que foram pré-vendidas bem abaixo dos preços atuais praticados no mercado mundial!!!! Obviamente que não tem!
A oferta de curto prazo na África Ocidental continua escassa, mas a chegada da estação chuvosa abriu a porta para algum alívio na colheita da safra temporã.