COMENTÁRIO DIÁRIO – MERCADO DE CACAU – 10/07/2024 – CLAUDEMIR ZAFALON – RJO´BRAIN

No data was found

COMENTÁRIO DE CACAU – 10/7/2024.

Mesmo rompendo ontem e nesta manhã a área de consolidação, o cacau não conseguiu dar sequência no movimento de alta. Nesta próxima madrugada (11/07) será divulgada a moagem europeia do segundo trimestre.

Os preços baixos pagos e os atrasos nos pagamentos estão levando os produtores de cacau de Gana a vender à redes de contrabando cada vez mais sofisticadas, desviando a produção das zonas fronteiriças e levantando dúvidas sobre a produção. O fracasso em acabar com o impasse financeiro e a diferença entre o preço oficial de Gana e o montante pago pelos traficantes, corre o risco de aprofundar uma situação já terrível no segundo maior produtor mundial.

O principal funcionário da estatal Cocobod disse que de janeiro até o momento, não conseguiram classificar nenhum cacau, nas regiões fronteiriças do leste: Volta e Oti. Mesmo com o aumento no preço ao produtor em quase 60% em Abril, em parte para desencorajar o tráfico, os compradores locais afirmaram que não podem competir com os contrabandistas dispostos a pagar mais do dobro do preço oficial, sem se preocuparem com a qualidade do grão.

Um comprador licenciado no leste de Gana, que não se identificou por medo de represálias de gangues criminosas, disse à Reuters que o contrabando aumentou nas últimas três temporadas e das 28 mil sacas de cacau adquiridas na temporada 2020/21, o comprador conseguiu adquirir apenas 870 sacas nesta temporada.

O Cocobod disse que perdeu cerca de 150 mil toneladas de produção de cacau na última temporada devido aos desvios e à destruição de plantações por garimpeiros ilegais, que se transformaram em cartel organizado, financiados por cidadãos estrangeiros do Líbano, China, França e Rússia baseados no Togo.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram