COMENTÁRIO DIÁRIO – MERCADO DE CACAU – 14/06/2024 – CLAUDEMIR ZAFALON – RJO´BRAIN

No data was found

COMENTÁRIO DO CACAU – 14/6/2024.

Foi mais uma semana de preço volátil e  movimentada de notícias no mundo da confeitaria. O preço do cacau, voltou a ultrapassar a barreira dos US$ 10 mil/ton devido às persistentes preocupações com a escassez global e política protecionista dos maiores produtores.

Os agricultores africanos enfrentam há tempos numerosos problemas políticos, inflação e condições climáticas extremas que afetaram a produção do cacau, além de dizimar as colheitas de milho na Zâmbia até infestações que fizeram disparar os preços do tomate na Nigéria.

Na espera por uma eventual queda nos altíssimos preços do cacau, os fabricantes procuram proteger os volumes de vendas de chocolate, continuando a oferecer guloseimas a preços acessíveis. Há indicações do aumento de produção no Canadá, à medida que as empresas procuram abastecer os norte-americanos famintos por açúcar, evitando ao mesmo tempo as políticas protecionistas dos EUA.

Ainda assim, Gana, segundo maior produtor, espera que a sua produção recupere na próxima safra, na medida que o fornecimento em tempo hábil de pesticidas e fertilizantes aos agricultores deverá favorecer a lavoura.

As entregas físicas do contrato de Julho começam em 24 de Junho.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram