COMENTÁRIO DIÁRIO DE CACAU – 15/03/2024
Os produtores da África Ocidental continuam relutantes em vender seus produtos e com isso, o preço do cacau não dá sinais de que chegou a um topo. Somente a destruição da demanda e do poder de compra poderá eventualmente pôr fim ao movimento de alta sem precedentes.
Os rumores de que os produtores da África Ocidental estão acumulando os grãos recém-colhidos, está provocando a paralização das atividades de moagem na Costa do Marfim, Gana. Há também rumores de que fabricantes de doces, além de aumentar os preços, estão sendo obrigados a reduzir o tamanho das barras de chocolate e da quantidade de cacau nos seus produtos.
A África Ocidental também enfrenta problemas estruturais a longo prazo, com o envelhecimento das árvores e o elevado custo dos fertilizantes e pesticidas. Os elevados preços do cacau não estão favorecendo os produtores, o que reduz os incentivos à expansão ou à modernização das lavouras. As novas regulamentações da UE contra a compra de produtos provenientes de terras desmatadas também complicam as coisas.
Tecnicamente o suporte: 7000 e 6677 – Resistência: 7715.
Para realizar operações de cacau em bolsas, favor entrar em contato:
Claudemir Zafalon – (11) 96399-1704
Credenciado RJO’Brieng