COMENTÁRIO DIÁRIO – MERCADO DE CACAU – 16/07/2024 – CLAUDEMIR ZAFALON – RJO´BRAIN

No data was found

COMENTÁRIO DO CACAU – 16/07/2024

Hoje é a famosa “ terça feira de reversão de tendencia”!

A alta volatilidade continua dominando as sessões do cacau, que parece não ter direção definida. Na quinta feira temos as moagens do segundo trimestre da Am. do Norte e da Ásia.

A Reuters divulgou matéria indicando que no final do mês de Junho, a safra de Gana atingiu 429.323 tons e representa menos de 55% da sua média de produção anual.

A África está na estação chuvosa, que vai oficialmente de abril a meados de novembro, mas na semana passada estiveram abaixo da média. Agricultores afirmam que a umidade do solo ainda é suficiente para permitir o crescimento dos cacaueiros e que o intervalo de seca estava ajudando as flores a se transformarem em pequenos frutos. O clima favorável deve ajudar no rendimento e no início antecipado (setembro) da colheita.

Na região centro-oeste de Daloa e nas regiões centrais de Bongouanou e Yamoussoukro, onde as chuvas estiveram abaixo da média na semana passada, os agricultores disseram que a luz do sol está impulsionando a colheita.

Alassane Ouattara, da Costa do Marfim, ameaça mergulhar o maior produtor mundial de cacau num novo ciclo de crises políticas com a decisão de concorrer a um controverso quarto mandato. Qualquer eventual ponto de inflamação na maior economia da África Ocidental também aumentará o risco de uma propagação da insurreição violenta que assola os vizinhos do país a norte.

Por estas razões, a União Africana, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e os outros parceiros estrangeiros de Abidjan — incluindo a França — devem alavancar a sua estreita cooperação diplomática e pessoal para convencer Ouattara a renunciar no final do seu atual mandato.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram