COMENTÁRIO DO CACAU – 26/06/2024
O dólar forte contra as moedas está pressionando os preços de todos os ativos negociados nas bolsas de futuros, inclusive o cacau. O preço do cacau continua flutuando com extrema volatilidade.
Entre os rumores negativos, (expectativa de queda de moagem no segundo trimestre, aumento na produção de cacau de Gana na próxima temporada), e também entre outras empresas que pesquisam um substituto para o cacau, a Blommer Chocolate, maior processadora de cacau da América do Norte, lançou na terça-feira um produto à base de girassol e palmiste (fruto da palmeira) que afirma ser uma alternativa mais barata à manteiga de cacau para confeiteiros que estão lutando para acompanhar o aumento dos custos dos produtos de cacau.
Os preços do cacau aumentaram 60% em 2023 e subiram 88% mais em 2024 até agora, numa reação aos problemas com as colheitas nos dois maiores produtores, Gana e Costa do Marfim. Os produtos de cacau, como pó e manteiga, usados por chocolateiros e produtores de doces em todo o mundo, subiram junto com os grãos.