COMENTÁRIO DO CACAU – 31/7/2024.
O preço do cacau continua negociando dentro do intervalo $7500 a $8500, aguardando alguma notícia de impacto.
Pontos de resistência técnica no setembro: 8230 – 8490 e 8650 // suporte: 8000 -7800 e 7600.
Nesta terça-feira, a Mondelez International, controladora da Cadbury (MDLZ.O), disse que não atingiu as expectativas de receita do segundo trimestre, já que clientes preocupados com o orçamento optaram por alternativas de preços mais baixos em meio a uma inflação rígida.
Embora empresas de bens de consumo embalados como a Mondelez International, Hershey (HSY.N), tenham aumentado os preços para compensar os custos mais elevados das matérias-primas, como o cacau e o açúcar, a procura pelos seus produtos diminuiu. Os volumes de vendas da Mondelez diminuíram à medida que os consumidores de baixa renda preferiam marcas próprias mais baratas aos seus produtos mais caros, incluindo Chip Ahoy! e biscoitos Oreo.
Os volumes trimestrais de vendas da empresa caíram 2,2 pontos percentuais, enquanto os preços subiram 4,7 pontos percentuais.
“Estamos implementando novas promoções direcionadas, bem como um novo tamanho de embalagem com preços na faixa de US$ 3 a US$ 4 para gerar fidelidade à marca e valor para Oreo, Chips Ahoy! e Ritz na América do Norte”. Disse o CEO.
Os custos mais elevados de transporte, as promoções ao consumidor, bem como o impacto do desinvestimento do negócio de goma de mascar no mercado desenvolvido em 2023, empurraram as margens de lucro bruto da Mondelez para baixo em 590 pontos base, para 33,5%.
A General Mills (GIS.N), maior empresa do setor, também viu as vendas trimestrais caírem e alertou sobre a incerteza macroeconômica que leva a comportamentos de “busca de valor” dos consumidores.
No entanto, aumentos consecutivos de preços, bem como a flexibilização da produção, ajudaram a empresa a superar as estimativas de lucro trimestrais.